Metodologias Ativas

Você pode mostrar o seu talento?

Estudantes do 8º ano superam desafios e colocam seus talentos à prova na 1ª edição do “Show me how”

Autoria: Equipe de professores do 8º ano

Quem nunca parou em frente à TV para assistir aos programas de auditório que trazem para as nossas casas talentos de pessoas desconhecidas, cujas habilidades nos fazem querer viver aquela experiência? Então, por que não atrelar conhecimento acadêmico às habilidades que essas experiências televisivas nos sugerem? Esse foi o desafio da 1ª edição do Show me How, uma proposta didática aos estudantes do 8º ano.

Nela, foi possível trabalharmos com múltiplas habilidades essenciais para a formação: compreender e analisar, até avaliar e criar – uma vivência com diferentes frentes, todas com o objetivo de adquirir conhecimento na prática.

Os estudantes da série foram divididos em equipes da mesma sala para a organização de cada momento do dia: o Lip Sync Santa, o Santa Voice, o Santa Chef, o Santa Body, o Santa Play e o Santa Trip. Cada sala se responsabilizou por uma dessas atividades.

Desafios e muita criatividade

8º ano D – Lip Synk Santa

O Lip Sync Santa, por exemplo, foi um desafio atribuído ao 8º ano D. A habilidade em destaque foi a corporal, especialmente a imitação gestual e de movimentos performáticos, uma vez que a proposta é a imitação de uma performance original. A música escolhida pelos alunos foi Summer Nights, sucesso do filme Grease.

8º ano C – Santa Voice

O Santa Voice, organizado pelo 8ºC, foi uma competição em busca da melhor voz, com alguns ajustes para se aproximar do original: os jurados tiveram que escolher um artista de música pop para representarem e, conforme dita a regra, ouviram os candidatos às escuras. Habilidades como, compreender e avaliar, estiveram em destaque, especialmente, analisar com sensibilidade e foco em critérios claros e objetivos.

8º ano F – Santa Chef

8º ano F – Santa Chef

O Santa Chef, produzido pelo 8º F, sem dúvida, foi um desafio bem distante daquilo que, habitualmente, se propõe em sala de aula, pois envolvia o manuseio de alimentos e tinha como principal habilidade a criação de um prato para ser avaliado pelos colegas e professores convidados. Não bastasse o desafio de ter que produzir um alimento em curto período de tempo, ainda era fundamental a escuta entre os integrantes, pois não era uma competição entre criações individuais, e sim, por equipes.

O Santa Body, produzido pelo 8º A, se inspirou nos Flash Mobs – intervenções artísticas espontâneas – que costumam acontecer no cotidiano das pessoas, sem que haja qualquer tipo de planejamento ou conversa prévia com o público. Neste caso específico, os estudantes envolvidos fizeram uma apresentação de dança envolvendo a música Shake it of, da cantora pop Taylor Swift. Claramente, uma proposta que buscou provocar nos estudantes a aptidão para lidarem com o desconhecido e com o improviso, uma vez que não havia palco específico para a apresentação. Era preciso contar com a sincronia entre o grupo, tendo em vista a necessidade de envolver a todos os presentes.

8º ano B – Santa Play

O Santa Play, produzido pelo 8º ano B, se baseou no jogo Perfil para trabalhar especialmente com a habilidade da dedução, tendo todo o público envolvido, pois todos puderam participar, além do fato das perguntas estarem diretamente conectadas aos conteúdos trabalhados nas diversas unidades curriculares do 8º ano.

8º ano E – Santa Trip

O Santa Trip, produzido pelo 8º ano E, resgatou os tempos áureos dos programas de auditório, com uma reprodução do jogo do foguete, no qual um candidato entra numa cápsula e, com os ouvidos tampados, precisa dizer “sim” ou “não” a uma pergunta feita às escuras. Um jogo de observação, análise e estratégia, além da rapidez, que é elemento fundamental para alcançar o melhor prêmio.

Você também pode se interessar