Mundo da Leitura

Feira do Livro e os 100 anos da Semana de Arte Moderna

Depois de dois anos de ausência, evento privilegia a expressão artística e encanta a todos os visitantes

Autoria: Tauany Pazini – Bibliotecária

Na última semana, divulgamos aqui no Portal Caleidoscópio o trabalho que está sendo realizado na nossa nova biblioteca, que foi totalmente reformada. Você, leitor, que esteve no mês de setembro na Semana Padre Moreau, provavelmente visitou a 35ª Feira de Livros do Santa Maria, depois de um hiato de dois anos, por conta da pandemia. Como o nosso Colégio é um grande incentivador da leitura desde as séries iniciais da Educação Infantil – até mesmo antes do letramento das nossas crianças – cabe aqui um destaque para este evento, que demonstrou a alegria e o encantamento expressados pelos nossos alunos, alunas e seus familiares.

A Feira deste ano teve como tema “Moderna é a Arte de Ser Sustentável”, fazendo a junção das comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna com o tema sustentabilidade. Toda a decoração do espaço foi pensada de modo a resgatar a importância desse movimento que mudou os rumos da arte no país, defendendo a liberdade de expressão estética, a experimentação constante e, principalmente, a independência cultural do país ao valorizar a identidade nacional. Assim, a arte assume um papel social indispensável, pois, pode transformar, propagar e questionar estilos de vida, além de provocar uma nova consciência na forma de ressignificar e reciclar, reduzindo o acúmulo de lixo e colaborando com a sustentabilidade.

Pensando nisso, a Feira do Livro contou com espaço para ouvir poesias dos escritores modernistas, painéis com obras de arte feitas com elementos da natureza e materiais recicláveis, além de, uma enorme árvore de bambu no centro da praça com quadros pendurados na qual os visitantes podiam adentrar o seu tronco e deixar sua arte em neon!

Nosso evento foi visitado pelos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, acompanhados de seus professores, e puderam aproveitar o momento apreciando obras de diversas editoras. No fechamento desta edição da Feira de Livros, abrimos para os familiares, que puderam, além de visitar as livrarias, conversar com autores, ilustradores e participar das exposições e atividades propostas no espaço.


Luiz Carlos Sales, autor da coleção “Didi, uma Vira-lata de Raça”.


Meiri Muzachi, autoria do livro “O que te faz feliz?”, publicado em parceria com a Associação Viva e Deixe Viver

O evento reuniu toda a comunidade do Santa Maria em prol da valorização da leitura, da imaginação, da fantasia e do conhecimento transmitido através dos livros. Um momento agradável para mergulhar no universo mágico da literatura!!


Fernando Couto, ex-aluno do Santa Maria e autor do livro “Instituto Hawkins e as Anomalias do Tempo”


Izidoro Dubena autografando seu livro “Um dia na floresta: as aventuras do Tio Izi”.

Você também pode se interessar
Tags: Biblioteca, feira de livros, Leitura, Semana Padre Moreau

Posts similares