Veja também sua importância no processo de Alfabetização.
Autoria: Luciane Dege – Professora de Música.
Desde nossa formação como ser humano, a primeira música que ouvimos é o som do útero: a água que nos envolve apura o corpo para os sons da vida; é dentro dele que sentimos cada nota, mesmo antes de virar uma linda melodia. A família traz seu repertório, de geração em geração e, assim, incorpora-se no dia a dia da criança.
A música proporciona alegria, movimento, concentração, percepção auditiva e também rítmica; contribui com a oralidade, auxilia na escuta, na coordenação motora cognitiva, afetiva e social. É também uma fonte de desenvolvimento para a alfabetização linguística, e a matemática. O contar da pulsação e do ritmo, a divisão silábica através do tempo forte das palavras e a memorização de letra e melodia contribuem para a atenção global na aprendizagem.
Os padrões de linguagem existentes na letra de uma música – ortografia, rimas, ritmo das frases, palavras, vocabulário ou mesmo a criação de uma parlenda – favorecem o processo de alfabetização. Neste sentido, é pelo fato de a música estar ligada ao ato de ler, escrever, interpretar e à socialização das crianças, que é tão importante desenvolver práticas musicais na infância.
O ritmo é processado em regiões do cérebro responsáveis pelo reconhecimento da música. Essas regiões estão diretamente envolvidas com a memória musical e com as emoções acionadas pela canção. Outra curiosidade é o cérebro que, irrigado pelas melodias, responde à linguagem e oralidade, ao raciocínio, à determinadas memórias e também à resolução de problemas. Desta forma, podemos concluir que o estudo da música está intimamente relacionado ao desenvolvimento do raciocínio. Para tanto, termino com uma frase de Platão: “ A música dá alma ao universo, asas à mente, voo à imaginação, e vida a tudo”