Atividade Física, Ensino Médio

Não é apenas exercício físico

Dando sequência à série de materiais produzidos para facilitar a compreensão do Novo Ensino Médio, o professor Adão Gomes explica o que os estudantes vivenciam em Corpo e Movimento. Vale lembrar que a reforma do segmento deve ser implantada em todas as escolas em 2022, mas esse movimento já está em operação no Santa Maria desde 2020.

Autoria: Adão Gomes, professor de Educação Física, fala sobre a unidade curricular Corpo e Movimento do Novo Ensino Médio do Santa Maria

Entenda o Novo Ensino Médio

Desde que a Lei 13.415/2017 foi aprovada e dada a largada para a reestruturação da última etapa da educação básica no Brasil, a equipe docente do Colégio Santa Maria se debruçou para planejar o processo de transição, começando pela 1ª série no ano passado. Este ano, a 2ª série ingressou no novo formato e, em 2022, será a vez da 3ª.

O novo modelo traz como principais mudanças o aumento da carga horária para 4.400 horas em 200 dias letivos e a adoção de um currículo formado por Núcleo Básico Comum (60% da grade, que garante as aprendizagens essenciais definidas pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular) e Itinerários Formativos (40% da grade, com áreas escolhidas pelo estudante em função do seu próprio interesse).

A grade curricular do Novo Ensino Médio no Santa Maria compreende cerca de 20 unidades curriculares, dependendo da série. No Núcleo Básico Comum, estão as 11 disciplinas obrigatórias e cabe ao estudante definir o restante no programa disponível nos Itinerários das Áreas (cada uma das três áreas formativas oferece de quatro a seis unidades) e nos Itinerários das Eletivas (programa opcional com quatro cursos).

A carga horária, que antes era semi-integral, passou a ser integral – com aulas de 75 minutos – e crescente ao longo dos três anos. O aluno da 1ª série tem 26 aulas semanais e o da 2ª série, 28. Em 2022, a 3ª série terá jornada semanal de 34 aulas. As salas têm 32 alunos, em média, por turma.

Você também pode se interessar