Educação Infantil

O espaço como terceiro educador: o que seria?

Valorizar a interatividade e a experiência na construção do conhecimento faz parte do processo de formação na primeira infância

Autoria: Claudio Natacci – Professor de Educação Física

“Lugar é espaço habitado, o sentido que o espaço faz na vida das pessoas. O espaço ganha significado e valor em razão da presença, seja para acolher a criança fisicamente, como seu lar ou como lugar de acontecimentos de suas ações.”
(Stela Barbieri)

O espaço, que também pode ser reconhecido como um “terceiro educador”, educa as crianças que o habitam porque “acolhe” as suas identidades e as diferentes maneiras de aprender. Para se tornar um educador potente e mobilizador de aprendizagens, a escola necessita de flexibilidade, ou seja, passar por desafios e diversificações, com a intenção de permanecer sensível aos direitos das crianças de serem as personagens principais na construção de seus conhecimentos.

O que isso quer dizer? Não basta termos um ótimo espaço, com boas instalações e recursos. É preciso ocupá-lo de forma natural e com intenção pedagógica, criando lugares de interações e experiências para que professores e crianças vivam as experiências positivas, convidativas e ricas de aprendizagem.

E por falar em professor… Na escola, a mediação do professor é fundamental para despertar e ativar este terceiro educador. Mediar quer dizer pensar, antecipar, organizar e concretizar cenários onde crianças, de forma autônoma e com liberdade, descubram possibilidades. Espaços e cenários que privilegiam as brincadeiras, a experimentação e a investigação, convidam as crianças a “tecer” aprendizagens que as conectam com o fazer, o saber, o ser e o conviver.

Para nós, professores do Colégio Santa Maria, o terceiro educador é essencial e faz parte do currículo narrativo da infância; é ele que ajuda a favorecer a construção de saberes em diversos campos de experiência e, mais do que isso, é fator gerador da educação integral e da responsabilidade sustentável de manter e preservar a natureza e todos seus habitantes (fauna e flora).

Desse modo, as aulas de Educação Física na Educação Infantil, potencializam e transformam esses espaços em ambientes que promovem relações, diálogos, convivências, aprendizagens e as percepções de identidade e pertencimento. Respeitando, sempre, os pilares mais importantes da Educação Infantil (o brincar e o interagir), os espaços e recursos diversificados compõem um cenário de cores, pesos, tamanhos, texturas, equilíbrios, coordenações e ajustes corporais que convidam as crianças ao se movimentar e aprender.

As imagens ilustram a importância do terceiro educador no currículo e nas aulas de Educação Física, no Infantil (turmas de 2 e 3 anos). As amarelinhas desenhadas no chão, os brinquedos dos parques, as faixas coloridas pintadas no chão, o tronco da amizade, os desafios do bosque, entre outros, são espaços de uma educação que valoriza a corporeidade e celebra, diariamente, os encontros entre as crianças e o conhecimento.

Saiba mais!

Falaremos mais (em vídeo) a respeito dos nossos espaços de aprendizagem, no próximo boletim dos 75 anos do Colégio Santa Maria, que estará disponível nos próximos dias, no site www.colsantamaria.com.br . Fique atento!

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