A importância da investigação científica e da colaboração em sala de aula para compreender e divulgar ações de preservação da vida em meio à degradação do ambiente natural
Autoria: Caroline Mieko – professora de Ciências, Luciano Marinho, professor de Geografia, Ághata Moreira, supervisora de Tecnologia Educional
Entender as relações estabelecidas entre os seres vivos e os ambientes naturais é um desafio dentro da atualidade. Compreender como a ação humana na sua forma de consumir e de se relacionar com o consumo interfere nas relações existentes nos ambientes naturais, é um desafio maior ainda. E, relacionar nossas ações com as questões de falta de água nas mais diferentes regiões e a fome, hoje estampada nos principais veículos de comunicação nacionais e internacionais, de povos originários como os Yanomamis, é um desafio gigantesco.
A partir daí, em acordo com as competências e habilidades elencadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as temáticas das aulas de Ciências da Natureza e Geografia, os alunos e alunas do 7º ano foram encorajados a analisar dados e fatos, com o embasamento dado pelos professores envolvidos, na tentativa de entender e compreender as causas das situações atuais dos povos indígenas, em especial, dos Yanomamis.
Estudar os Biomas para além das suas características morfofisiológicas e de localização, mas também por meio do entendimento dos ciclos naturais existentes, da forma como os ambientes conseguem decompor e produzir as substâncias essenciais para a sobrevivência de toda a comunidade existente, permitiu a reflexão sobre como a nossa ação interfere de forma direta e indireta, tanto nas formações vegetais como nas populações indígenas. A partir disso, a ação escolhida para análise foi a do garimpo, uma ameaça extremamente agressiva, pois contamina solo, água, retira a camada fértil do solo, derruba florestas, faz uso de substâncias tóxicas, como o mercúrio, além de fazer uso de ameaças e de violência física, como forma de intimidação.
Observar a paisagem do alto através de imagens de satélite é uma forma de monitorar o desmatamento e, consequentemente, prevenir a degradação das nascentes, mananciais e rios. As imagens de satélite fornecem informações precisas sobre a localização e o avanço de áreas de mineração e outras atividades que podem contaminar o solo e os recursos hídricos, impactando e interferindo diretamente no modo de vida das populações indígenas que dependem desses recursos.
Pensando nisso, nas aulas de Geografia os alunos foram desafiados a captarem através do software Google Earth imagens que evidenciassem algum tipo de dano ambiental causado por atividades como a mineração, indústria, garimpo e extrativismo. Nossos estudantes conseguiram localizar áreas de garimpo ilegal nas terras Yanomami, em Roraima, e áreas deterioradas na região de Brumadinho – MG, e ficaram chocados com o tamanho do dano ambiental causado nas regiões analisadas.
Compreender como o garimpo avança sobre as terras protegidas, além das diversas outras ameaças, é entender como povos que se autossustentavam desde antes da chegada dos europeus, lá nos idos de 1500, passam a apresentar quadros de subnutrição e morte por inanição. Entender e dimensionar o garimpo é fundamental para compreender como essa ameaça destrói a floresta, os povos indígenas e coloca em risco a disponibilidade de água. Assim, dentro das aulas de Ciências, os alunos a alunas foram estimulados a pesquisar sobre os diferentes povos indígenas que vivem na região da Floresta Amazônica e a levantar informações sobre a ação de garimpo nas terras às quais estão inseridos. Na sequência, deveriam investigar como o modo de viver e de se relacionar com os ambientes, por parte dos indígenas, promove a preservação das florestas e, consequentemente da água. Em posse de tais dados, de forma coletiva elaboraram cartazes de divulgação para compartilhar o conhecimento construído de forma colaborativa.
Imagens do trabalho desenvolvido no espaço HUB do Colégio Santa Maria – Geografia
Imagens do trabalho desenvolvido no espaço da Biblioteca Padre Moreau – Ciências
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Cartaz desenvolvido pelos alunos do 7º ano
Toda e qualquer forma de vida é importante na dinâmica dos ambientes existentes em nosso planeta, por isso, toda e qualquer forma de vida precisa ser respeitada e preservada.