Veja como o 4º ano aprimorou habilidades de leitura e escrita ao estudar a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, através da produção de um Lapbook; não sabe o que é? Descubra agora!
Autoria: Gabriela Bocuto – Professora do 4º ano
O 4º ano do Ensino Fundamental desenvolve, diariamente, habilidades de leitura e escrita. Nesse contexto, nós usamos a pesquisa como estratégia para incentivar alunas e alunos a explorar e a investigar diferentes temas, aprimorando tais habilidades. Um dos estudos que tivemos com as crianças no primeiro semestre, esteve focado na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, o que foi particularmente fascinante para elas.
A curiosidade sobre o universo e a exploração espacial se faz presente em nossos dias e, por isso, utilizamos uma abordagem criativa e interativa de registro e localização de dados coletados por roteiros de estudo: a construção de um Lapbook.
Você, leitor, pode perguntar: o que seria isso? Lapbook é uma ferramenta pedagógica que consiste em uma folha dobrada com diferentes elementos relacionados ao tema estudado. Nele, os alunos podem incluir informações, imagens, gráficos e até mesmo pequenos modelos tridimensionais que ilustram conceitos importantes estudados.
A pesquisa permitiu que os alunos desenvolvessem diferentes habilidades: buscar informações, selecionar e organizar dados relevantes a partir de uma fonte de referência, além de aprimorar a capacidade de leitura e escrita, de forma engajada e compartilhada.
Ao criar elementos visuais, como desenhos, recortes e colagens, os alunos foram encorajados a expressar suas ideias de forma artística e a compartilhar seus aprendizados com os colegas. Essa abordagem “mão na massa”, envolvendo modalidades sensoriais, trouxeram novas linguagens aplicadas à aprendizagem, pois o desafio esteve em como “traduzir” um fato científico em um dado comum à compreensão de muitos leitores. Nasce aqui a aprendizagem “visível e significativa”, pois a função do texto, de comunicar, se construiu a partir de comparações nas produções.
Com o Lapbook, os alunos viveram um processo personalizado e autêntico de aprendizagem, aumentando a motivação e a confiança dos estudantes pelo estudo proposto. Durante as aulas, eles puderam revisar as informações contidas no Lapbook, relembrar conceitos importantes e compartilhar seus trabalhos com os colegas para uma revisão em grupo.
Essa prática de “revisão ativa” contribuiu para consolidar o conhecimento de forma autônoma, a cada roteiro de estudo liberado.
A abordagem que fizemos, de maneira interativa e prática, não apenas ampliou o conhecimento dos alunos sobre o universo, mas também estimulou o pensamento crítico, a criatividade e o trabalho colaborativo, habilidades essenciais para o sucesso acadêmico e pessoal dos estudantes.