Nas aulas de Ensino Religioso, as crianças do 5º ano refletiram sobre conceitos e valores como misericórdia, justiça, disciplina, bem comum e amor ao próximo.
Autoria: Veronice Leal, professora do 5º ano do Ensino Fundamental do Santa Maria
Todo mundo tem algo a ensinar! Até as abelhas, mostrando o que é cooperação, disciplina e que o bem comum deve ser prioridade. Essa foi a analogia empregada na aula sobre “Servos de Deus” no Ensino Religioso do 5º ano do Colégio Santa Maria.
A abelha carrega diversos significados dentro do cristianismo, como a representação do bem (produção do mel) e do mal (uso do ferrão). Da mesma forma, podem simbolizar Jesus Cristo pela doçura e misericórdia (associação ao mel) e à justiça (ferrão). Esses insetos leais e zelosos são, portanto, a representação dos servos de Deus.
Depois da reflexão sobre os ensinamentos de Jesus mostrando que o amor é a melhor resposta em qualquer situação, lemos na bíblia em Jo 4, 1-8: “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. Então veio o questionamento das professoras: “E a quem devemos amar? Só aos nossos pais, amigos, família?”. A resposta está novamente no evangelho de João: “Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” (Jo 4, 7).
Jesus Cristo deu um exemplo perfeito de bondade e amor. Foi o que vimos por meio das leituras bíblicas e nas aulas de “E.R”, usando o termo dos alunos. Mas o mais importante são as atitudes, que devem ser coerentes com o maior dos mandamentos: ““O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15:12).
Atividade concreta
Para nos lembrar todas as manhãs que, quando Jesus Cristo viveu na Terra, nos ensinou a amar ao próximo e nos mostrou como fazer isso por meio de atos, construímos “a colmeia do amor”. Os alunos pesquisaram imagens que demonstrassem o amor e a misericórdia de Jesus, que foram coladas nos “favos” juntamente com uma frase elaborada por eles. Por fim, organizaram um mural com todos os favos, de cima para baixo, tal qual realizam os insetos sociais.
O entusiasmo e a criatividade dos alunos só não se sobressaíram à mensagem diária que recebemos ao adentrar a sala de aula: “Fazer o bem, faz bem!”. Jesus está conosco e nos mostra continuamente como amar ao próximo. Eis a tarefa que concretamente se apresenta a nós, seja em um mural ou na vida, e que jamais deve ser esquecida. Parabéns, alunos!