O pensamento computacional e a capacidade de argumentação, competências da Base Nacional Comum Curricular, estão no nosso radar; veja como os estudantes que estão concluindo o EF I são estimulados nas aulas
Autoria: Equipe de professoras do 5º ano do Ensino Fundamental
Desde o início do ano letivo, o 5º ano traz a preocupação com o desenvolvimento das habilidades essenciais no Ensino Fundamental: saber argumentar, raciocinar e se comunicar no mundo dos números e na vida cotidiana. Aliás, essa é uma das competências gerais propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a ser desenvolvida durante toda a Educação Básica. Por isso, aproveitando o entusiasmo dos alunos no início do ano letivo, que vêm alegres e com muita disposição, realizamos diferentes atividades sob esse olhar, em que o aluno precisa explicar sua forma de pensar.
Nas aulas de Ciências da Natureza, por exemplo, para falarmos sobre o Universo, foi preciso retomar a importância de Galileu Galilei e suas descobertas. Assim, os alunos precisaram buscar informações sobre o cientista usando o QR Code, espalhado pelos espaços do colégio, fazendo a leitura a partir dos tablets. Em seguida, o material coletado possibilitou discussões e ampliou o conhecimento acerca do tema estudado. Atividades como essa, trabalham a competência geral 2, que se refere à valorização e utilização do conhecimento geral, seja ele histórico, científico, social, digital ou cultural, para entender e explicar o mundo ao seu redor.
Em outro momento, tão essencial quanto, usamos a estratégia do jogo, que os alunos apreciam demais, para trabalhar o pensamento computacional e a argumentação nas aulas de matemática.
O jogo que envolve o sistema de numeração decimal serve como um exemplar característico, pois nele o aluno do 5º ano tem de refletir sobre as escolhas e suas consequências para a compreensão das ordens e classes, que são um dos temas revisitados neste início de bimestre.
A argumentação também é estimulada, quando o 5º ano precisa resolver “Desafios Matemáticos” – atividades recorrentes propostas na primeira semana de aula. Isso aconteceu, quando a turma foi desafiada a pensar sobre a solução das atividades desafiadoras, que envolviam as quatro operações. Assim, tivemos um espaço para discutir em sala de aula os caminhos encontrados. Ao questionarmos os alunos: “Como você descobriu isso?” – permitimos que eles expliquem a sua forma de pensar e coloquem a argumentação em jogo.
O 5º ano deu a partida mostrando aos alunos, que irá explorar o potencial de comunicação, pensamento crítico e raciocínio de seus alunos, com criatividade e intencionalidade, para garantir que todos avancem e deem o melhor de si.
Saiba mais!
Galileu Galilei (1564-1642) foi um matemático, físico, astrônomo e filósofo italiano. Nasceu na cidade de Pisa, no dia 15 de fevereiro de 1564, ficou conhecido como “pai da astronomia observacional”, “pai da Física moderna”, “pai do método científico” e “pai da ciência moderna”.
Interessado em artes, realizou excelentes pinturas e tinha grande habilidade manual. Tocava órgão e cítara. Estimulado pelo pai, entrou na Universidade de Pisa a fim de estudar Medicina, mas abandonou o curso para se dedicar exclusivamente ao estudo da Matemática.