Fomentando o pensamento científico, a criatividade e a solução de problemas
Autoria: Marcos Vinícius Appollo – Professor de Física
A formação das(os) estudantes do Ensino Médio vai muito além da transmissão de conhecimento estático e desvinculado do nosso cotidiano. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) direciona o ensino para o desenvolvimento de competências essenciais, incluindo a Competência 2, que enfatiza o pensamento científico e crítico, a criatividade e a habilidade de resolver problemas reais do mundo. Uma unidade curricular que exemplifica esses princípios é a “Oficina de Eletrônica” oferecida atualmente.
O curso de Oficina de Eletrônica começa com uma viagem pela evolução da eletrônica, desde a invenção do transistor até a era dos circuitos integrados. Esse percurso histórico não apenas fornece um contexto enriquecedor para as(os) estudantes, mas também demonstra como a eletrônica se tornou uma força essencial nas inovações tecnológicas que moldaram o nosso mundo. Com certeza você está fazendo uso desta tecnologia para conseguir ler este texto e eu também, na sua elaboração, ao digitá-lo em um notebook.
O principal objetivo do curso é capacitar as(os) estudantes a idealizarem e concretizarem um projeto que realize tarefas complexas. No centro desse projeto está o microcontrolador, atuando como o cérebro principal, que integra informações dos sensores, analisa dados, toma decisões a partir de uma série de comandos e executa as ações pertinentes. Esse processo reflete o pensamento científico, pois exige observação, coleta de dados, análise e experimentação. Cabe salientar que a aprendizagem tem um caráter colaborativo, pois as/os estudantes formam grupos de trabalho multisseriados (1ª à 3ª série) em todas as aulas.
No primeiro semestre, as (os) estudantes mergulham nos fundamentos da eletrodinâmica. Eles precisam ser capazes de entender os conceitos essenciais, como tensão elétrica, corrente elétrica e resistência elétrica, enquanto se familiarizam com os principais componentes eletrônicos, como resistores, transistores, capacitores, relés e circuitos integrados. O curso equilibra teoria e prática, alternando aulas expositivas com atividades práticas. Essa abordagem garante que as (os) estudantes compreendam não apenas os conceitos, mas também sua aplicação no mundo real.
No segundo semestre, com base nos conhecimentos acumulados, os grupos embarcam na criação do projeto proposto. Nesse ponto, o pensamento científico se alinha com a criatividade, pois as (os) estudantes precisam inovar e desenvolver soluções para desafios específicos. A orientação do professor durante esse processo é crucial para garantir a coesão do projeto e estimular o desenvolvimento contínuo das habilidades de resolução de problemas.
Essa abordagem pedagógica não apenas cumpre os requisitos da Competência 2 da BNCC, como também transcende as barreiras tradicionais do ensino. Estudantes são estimuladas (os) a fazer perguntas relevantes, explorar, experimentar e construir conhecimento de maneira ativa. As aulas, não apenas exercitam as habilidades necessárias para um curso básico de eletrônica, mas também auxiliam na formação de pessoas críticas e criativas, capazes de enfrentar desafios do mundo contemporâneo com confiança e inovação.
Saiba Mais!
O curso Oficina de Eletrônica faz parte dos Itinerários das Eletivas, que compreendem 22 unidades curriculares para complementar diferentes aspectos do desenvolvimento do aluno, em suas dimensões pessoal, social e profissional. Aqui você encontra as informações detalhadas do currículo do Novo Ensino Médio do CSM: https://colsantamaria.com.br/proposta-pedagogica/novo-ensino-medio/.