Que mundo é esse do qual fazemos parte?
Autoria: Rita Lázaro – Professora do 1o ano do Ensino Fundamental
Para que a criança construa a própria identidade e autoimagem é fundamental o conhecimento do seu corpo. Como um ser em desenvolvimento, precisa vivenciar diferentes sensações, percepções e emoções. Tomando consciência do seu corpo, suas possibilidades são ampliadas, assim como as linguagens corporal, gestual e oral.
É por esse motivo que a nossa prática pedagógica deve encorajar meninas e meninos a experimentar, entender e sentir a sua corporeidade na relação com o meio e com o mundo. Os sentidos aguçam a inteligência, as crianças captam os sons, sentem os cheiros e sabores por meio de seus corpos.
Momentos com esta intencionalidade (ação consciente e planejada pelo professor) fazem parte da nossa jornada diária, pois temos a certeza de que, experiências de relaxamento, de alongamento, massagem e respiração guiada, seja ouvindo uma música clássica ou os sons da natureza, podem desenvolver várias habilidades cognitivas e socioemocionais.
Estimular a concentração, silenciar a mente, trabalhar com os órgãos dos sentidos e conhecer o corpo são habilidades imprescindíveis para o aprendizado. Além disso, promovem a autorregulação do nosso comportamento e de nossas emoções.
Utilizar o toque suave nas relações, treinar o direcionamento do olhar e aprender a verbalizar sensações após diferentes vivências, garante a qualidade das interações, harmoniza o grupo e desenvolve sentimentos de empatia e carinho.