Metodologias Ativas

Podcast na escola

Alunos do 4º ano compartilham suas obras preferidas, estimulando a comunidade escolar a se aventurar no mundo da leitura e da escrita; as gravações foram feitas no estúdio do Santa Maria

Autoria: Renata Ferrari e Sandra Evangelista – Professoras do 4º ano

Há pouco tempo refletimos aqui neste espaço que escrever é um caminho sem fim e sem volta, pois uma vez uma ideia liberada, muitas outras virão… E, finalmente, chegou o grande momento em que elas reverberaram, assumiram forma, saltaram do papel e se transformaram em um podcast, projeto afetuosamente “batizado” como PodResenhar!

Desde muito cedo, as crianças gostam de ouvir e contar histórias, sendo assim, os estudantes do 4º ano tiveram a oportunidade de fazer indicações literárias e compartilhar essas preferências para toda a comunidade escolar (e para quem se interessar), por meio das resenhas.

Em parceria com as aulas quinzenais de Biblioteca (desde muito pequenos, os alunos do Santa Maria podem pegar emprestados os livros que gostam) e o estudo das características do gênero em sala de aula, o 4º ano participou desse projeto de imersão ao universo da leitura e da escrita que culminou com a produção de resenhas sobre suas obras preferidas. O processo contemplou o contato das turmas com várias referências de textos resenhados por diversos autores para que identificassem a sua estrutura e estabelecessem conexões entre os textos, seus contextos, atribuindo-lhes diferentes sentidos.

O projeto começou com perguntas sobre como poderíamos estimular a comunidade escolar a conhecerem as histórias preferidas do 4º ano. Como o gênero estudado foi a resenha, estávamos com a faca e o queijo em mãos. Os estudantes escolheram as suas obras preferidas, leram diversas resenhas com as professoras, e também fizeram esse processo com seus colegas. As versões produzidas traziam informações sobre os títulos, autores, editores e até como os ilustradores usavam os desenhos e as cores como recurso atrativo aos olhos ávidos dos leitores quase fluentes.

Em seguida veio a revisão das resenhas produzidas, realizada por muitas mãos: do aluno autor, dos seus colegas e da professora. Assim puderam verificar o que precisava ser alterado: questões de ortografia, concordância, marcas de oralidade… pouco a pouco as modificações foram feitas, resultando em novas versões, até culminar na versão final.

Com suas produções em mãos e orgulhosos de sua autoria, os estudantes gravaram, no estúdio do Colégio, as suas resenhas em forma de Podcast, que foram disponibilizadas na Biblioteca em um totem, espaço especial criado para a audição em que todos terão acesso.

E, então, se cumpriu o propósito social e comunicativo da Língua! Os alunos puderam vivenciar práticas de leitura, escrita e, ainda, acionar o “disparador” CURIOSIDADE do ouvinte para assim um novo leitor surgir e o ciclo interminável e contagiante das palavras narradas se fazer presente em todos os cantos…

Você também pode se interessar