No último dia 28 de agosto foi comemorado o Dia do Voluntariado, uma data para ser lembrada todos os dias e uma das marcas do Santa Maria
Autoria: Irmã Vanessa – Professora de Língua Inglesa do Infantil
Trabalho voluntário é uma forma de oferecer sua colaboração e dedicar seu tempo a serviço do outro, sem nenhum tipo de remuneração. Consiste em se doar sem esperar algo em troca. Mas, se não recebem nada, então o que move as pessoas a serem voluntárias?
Ao se oferecer em ajudar as pessoas em suas necessidades, o voluntário vivencia uma experiência única, que permite aprender coisas novas, adquirir diferentes habilidades, novos conceitos e percepções de mundo. Uma vez que, estamos a serviço do outro, conseguimos desenvolver um olhar empático e refletir sobre a nossa existência, nossa realidade e perceber o quanto somos capazes, em pequenos gestos, de fazer a diferença para o outro, para a sociedade e para si mesmo.
É simplesmente uma experiência gratificante e significativa! No entanto, podemos fazer um questionamento: será que, de fato, ser voluntário não traz nenhum benefício?
Certamente, se recebe, e muito! O voluntariado proporciona benefícios pessoais capazes de transformar o indivíduo. É nessa vivência que encontramos grandes exemplos de pessoas que se tornam mais felizes, realizadas, com suas vidas transformadas, e que fazem a diferença por onde passam.
O trabalho voluntário no Colégio Santa Maria traz exemplos potentes de pessoas que se tornaram agentes transformadores e traçam um percurso de trabalho que permanece firme e inspira novos voluntários a estarem de corpo e alma a serviço do próximo. Vimos isso no Vale do Ribeira, no trabalho em que as famílias sempre estendem as mãos para ajudar nos projetos desenvolvidos; no Centro Santa Marta, em que voluntários sempre aparecem com suas habilidades, e na catequese, ao transmitirem a fé e os ensinamentos de Jesus.
Estudantes em ação voluntária no Vale do Ribeira
Inserção social em creche conveniada da Prefeitura de São Paulo; funcionárias do CEI – Centro de Educação Infantil
É nessa “grande família” que experimentamos e vivemos o amor com o compromisso de construir uma sociedade diversa, plural, empática, solidária e justa.