Por meio da escrita de diários, turmas do 1º ano compartilham experiências, ampliam habilidades socioemocionais e de comunicação
Autoria: Gabriela Hirata – Professora do 1º ano do Ensino Fundamental
Durante o segundo semestre letivo, as crianças do 1° ano levam para casa um caderno para produzir um diário. Para transformar este simples caderno em um diário pessoal, nós sugerimos que elas personalizem a capa com desenhos, colagens de figuras e fotos utilizando diferentes materiais, sinalizando seus gostos e características pessoais.
As crianças registram suas vivências cotidianas, escrevem legendas e frases, colam fotos, ingressos de passeios, cartões postais, encartes de viagens, enfim, criam um enorme acervo de memória afetiva!
Essas experiências compartilhadas com a turma trazem sempre uma novidade! As crianças ficam na expectativa de apresentarem seus diários e compartilharem momentos significativos com os colegas. É por essa razão que podemos afirmar que o diário – que continuará sendo utilizado até o final do ano – é mais que especial, é uma ferramenta que, além da escrita, possibilita momentos de rodas de conversa, estimula a trocas de relatos entre seus pares e amplia as habilidades socioemocionais. Além disso, meninas e meninos realizam espontaneamente seus registros escritos possibilitando novos “caminhos para a aprendizagem”.
Para sensibilizar as crianças a continuarem a escrita no diário, lemos o livro O diário de uma minhoca, de Doreen Cronin (Companhia das Letrinhas). O livro narra a rotina de um “minhoquinho” que se assemelha com o cotidiano de qualquer criança: ele vai à escola, come, brinca, faz amigos…
A leitura é um estímulo para as crianças escreverem sobre o seu dia a dia, sobre um dia especial, um final de semana em família e amigos, e até mesmo sobre seus sentimentos e emoções.
Uma proposta com intervenções pedagógicas como esta, promove contextos educativos para que, em sua singularidade, cada criança tenha a oportunidade de vivenciar suas experiências em suas produções de escrita.
Saiba Mais!
Veja outros benefícios da produção de um diário para a aprendizagem:
- Auxiliar nas habilidades socioemocionais;
- Ampliar a habilidade de escrita e leitura;
- Ativar o foco atencional e a memória;
- Escrever à mão, raciocínio e coordenação motora;
- Fortalecer registros de fatos, reflexões e anotações;
- Relatar experiências, ideias, opiniões, desejos, sentimentos e acontecimentos.