Uma análise mais aprofundada sobre o que se consome no dia a dia resultou no desenvolvimento de soluções sustentáveis para evitar o desperdício
Autoria: Ana Claudia Lasinskas, Caroline Mieko, Cintia Yokota, Luciano Marinho – Professores do 7º ano; Aghata Moreira – Supervisora de Tecnologia Educacional
Pensando em promover uma reflexão que ocasionasse uma mudança (ainda que discreta) no comportamento e atitudes frente a problemas relacionados ao meio ambiente e a questões sociais, os componentes de Matemática, Ciências da Natureza, Inglês e Geografia desenvolveram o projeto Consumo Consciente.
De caráter socioambiental, o projeto consiste em apresentar aos alunos do 7º ano propostas que permitam identificar e reconhecer aspectos positivos e negativos em sua moradia (condomínio ou casa) para que possam, utilizando a tecnologia, propor soluções sustentáveis e criativas que busquem a prática de eliminação de desperdício e contribuam com a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
A ideia de trabalhar o consumo consciente veio após uma pesquisa que os alunos fizeram sobre os gastos de seu condomínio, levantamento de objetos em seu quarto que pudessem ser descartados pela falta de uso, e identificação de pelo menos um aspecto positivo e um negativo ligados aos temas propostos (água, lixo, energia elétrica, mobilidade urbana, segurança e ações sociais); os trabalhos foram apresentados em vídeo.
Como se trata de um projeto interdisciplinar, o componente de Inglês aproveitou o momento para trabalhar o vocabulário, criando um inventário e nomeando os objetos do quarto, que foram categorizados e compilados em um relatório. O componente de Ciências da Natureza trabalhou com o conceito dos 5Rs, associado ao cálculo da pegada ecológica, que visa estimar o custo ambiental em relação aos hábitos de consumo; em Geografia foram abordados temas relacionados à mobilidade urbana e à “água virtual” nos objetos e/ou alimentos do cotidiano dos alunos e alunas.
Trabalho do aluno João André Nunes – 7C
Resultado da pesquisa estatística – 7F
Imagens das etapas do projeto: inventário, gráfico e relatório em inglês. Trabalho desenvolvido pelo aluno João André Pires Nunes – 7ºC
Imagem das etapas do projeto:: Resultado do cálculo da pegada ecológica
Imagem das etapas do projeto: Atividade de pesquisa e constatação da quantidade de água em produtos do cotidiano. Trabalho desenvolvido pela aluna Fernanda Meyer Faara Cesar – 7ºB.
Em uma votação democrática, cada classe escolheu o tema de sua preferência; na sequência, as turmas foram estimuladas a pensar possíveis soluções e apresentar para a sala que, coletivamente, elegeu aquela que seria desenvolvida no projeto.
O resultado deste trabalho foi a criação de empresas (startups) onde cada aluno se inscreveu para um cargo específico, a partir de sua área de interesse (cálculo dos custos, criação, layout e design, propaganda e marketing, produção da escrita e apresentação). O objetivo foi produzir uma apresentação (Pitch) para um suposto grupo de investidores simulando a ideia do programa Shark Tank, inclusive com questões em inglês.
Imagem das etapas do projeto: Apresentação do Pitch para os investidores.
A próxima etapa do projeto consistirá em criar protótipos na sala maker e/ou espaço HUB com a ajuda do Núcleo de Educação e Tecnologia da Informação (NETi) do CSM, para que os alunos vivenciem como implementar soluções para problemas que realmente impactam o cotidiano. Esse é o momento de colocar a mão na massa e ter a experiência de ver as ideias tomando forma e cor!