Educação de Jovens e Adultos

Projeto “Emprego Já”

Iniciativa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Santa Maria promove inclusão social e recolocação no mercado de trabalho; evento vai acontecer no dia 3 de maio

Autoria: Alessandra Seidenberger – Departamento de Comunicação do Colégio Santa Maria

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Santa Maria, que conta com cerca de 500 alunos matriculados, é um segmento que, além do compromisso de formar pessoas que ficaram afastadas de uma instituição de ensino na infância e na adolescência, promove ações efetivas de apoio social e recolocação no mercado de trabalho.

Estamos falando de uma iniciativa que já está na sua quarta edição. O projeto Emprego Já, que reúne estudantes da EJA e a comunidade do entorno para oferta de vagas nos mais variados setores, é uma parceria do Colégio com o Rotary Club São Paulo Aeroporto.

Em sua última edição no ano passado, há menos de seis meses, o evento reuniu mais de 400 candidatos e fez 295 contratações imediatas (fixas e temporárias). Por meio desta parceria, a estudante Ernestina Borges de Oliveira ganhou o curso de Administração e Hospitalidade, ofertado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes, Similares de São Paulo (Sinthoresp). Logo que concluiu o curso, Ernestina conseguiu uma recolocação.

“Eu estava desempregada há três anos. Através da parceria da escola com o sindicato, fiz o curso; quando eu terminei, fiquei sabendo de uma vaga de auxiliar administrativo em uma empresa. Eu tinha a teoria e não a prática. Me candidatei, e não é que eu consegui? No dia 1º de dezembro eu comecei a trabalhar!”, conta Ernestina, superfeliz com a conquista.

Ernestina havia parado de estudar no Ensino Fundamental, há mais de 30 anos. A estudante se matriculou na EJA do Santa Maria para cursar o Ensino Médio, e está prestes a se formar.

Parcerias que dão certo

A diretora da EJA, Maria Cecília Ferraiol, tem somado esforços para agregar parceiros com potencial, tanto para oferta de emprego e capacitação, como de estágios para jovens aprendizes, filhos de alunos da EJA.

O Emprego Já será dia 3 de maio, das 8h às 15h30, e vai contar também com a participação do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), da ADE SAMPA e do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), da Prefeitura de São Paulo. Não é necessário inscrição para participar.

“Nosso objetivo maior é o de aproximar os candidatos e empresas que estejam alinhados quanto aos valores e necessidades de cada um. O projeto abre espaço para empresas de pequeno, médio e grande porte que necessitam de mão de obra, simplificando os processos seletivos, não só na contratação de colaboradores como na ampliação do seu banco de talentos”, diz a educadora.

“É uma forma de tirar o trabalhador – tanto o aluno da EJA quanto o morador da comunidade do entorno – da informalidade. Por meio da ADE SAMPA, por exemplo, ele passa a ser MEI (microempreendedor individual), explica Maria Cecília”.

O profissional inscrito como MEI, paga uma taxa mensal de 60 reais, que já conta para a aposentadoria; é o INSS que ele recolhe. “Nós temos alunos que são motoboys, por exemplo; quando eles sofrem um acidente, o fato de serem trabalhadores informais, não têm cobertura alguma e ficam sem receber salário. Recolhendo INSS, eles têm o seguro”, conclui a diretora.

Saiba Mais!

A ADE SAMPA (Agência São Paulo de Desenvolvimento) é um órgão da Prefeitura de São Paulo, que promove políticas de desenvolvimento para a redução das desigualdades regionais, entre outras ações para a geração de emprego e fomento aos empreendedores.

Você também pode se interessar