Educação Infantil

Protagonismo na Primeira Infância

Trabalhar por projeto com as crianças do Infantil é permitir que elas manifestem seus próprios interesses.

Autoria: Karina Rodrigues – Professora do Infantil

Ser protagonista, estar em destaque, ser a figura central de uma história, fazer escolhas, assumir o comando! É dessa maneira que trabalhamos com os projetos na primeira infância aqui no Santa Maria. As crianças são as protagonistas das histórias que narram a partir do trabalho com projetos que indicam percursos, rotas, caminhos…Pesquisas que nascem do interesse do grupo e, com o auxílio do professor, que tem o papel de mediador e “parceiro mais experiente”, que auxilia as crianças a “navegarem” em direção à investigação, à construção de saberes e a inúmeras possibilidades de criarem textos e contextos.

Contextos que a escola oferece para possibilitar oportunidades de formular hipóteses, confrontar ideias, pesquisar em diferentes fontes de informação, registrar aprendizagens e se tornarem participantes ativos de uma história… A história de um grupo!

As histórias são escritas e narradas a partir de um interesse, de uma pergunta, uma questão, uma brincadeira simbólica… Tal interesse não passa despercebido pelo professor, que ouve as pistas, incentiva o pensamento de cada criança para que ela possa ser valorizada e considerada na construção do conhecimento…O “professor-mediador” é aquele que puxa os fios da narrativa, conduz e faz a conexão, instrumentaliza a criança a ser capaz de argumentar e participar; ele a coloca em processo de significação, criatividade e ouvinte atenta. Criança, como diz o educador espanhol Jorge Larrosa, que “aprende na experiência e não com a experiência”. Por fim, um professor que encoraja, possibilita e valoriza o protagonismo da criança!

Você também pode se interessar
Tags: Educação Infantil, infância, projetos

Posts similares