Educação em Pauta

Qual é o meu lugar?

Acolhimento é o melhor caminho para a criança desenvolver a sensação de pertencer à escola, especialmente após a pandemia.

Autoria: Rita Lázaro, professora do 1º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Santa Maria

Desde os primeiros anos de vida, as crianças começam a desenvolver o sentimento de pertencimento: pertencer a uma família, a um grupo de amigos, a uma escola…. Sentir-se parte é uma necessidade humana, algo que se constrói por meio de vínculos afetivos, experiências compartilhadas, memórias formadas e lembranças vividas.

Com o início de mais um ano letivo, a escola precisa ser um espaço seguro, com práticas de acolhimento, agora tão compreendidas e valorizadas. As crianças necessitam se sentir seguras para estabelecer uma relação sólida e positiva com todos, e é no conviver e estar junto que essa conquista acontece. Um bom acolhimento envolve espaços de fala e escuta, momentos para compartilhar sentimentos, pensamentos e experiências.

A sensação de pertencimento é aquela que faz nos sentirmos parte de algo muito importante para nós: a minha vida, a minha escola, a minha classe, o meu grupo!

A criança quer aprender junto com outras pessoas, por meio de propostas que considera importantes, quer perceber a ligação entre a vida e a escola, quer se sentir reconhecida e valorizada, ou seja, quer ser/sentir-se pertencente ao mundo da escola, o seu mundo…

O mais interessante desse tal pertencimento é saber que, em um colégio em que há respeito e empatia, o aprendizado acontece naturalmente e de forma significativa.

Sentimento que não se forma por acaso, precisa ser construído, com afeto, planejamento, escuta e diálogo. Seu êxito se justifica quando podemos apreciar as imagens que retratam momentos diversos ou simplesmente ouvir do seu aluno a frase: “Eu queria voltar, estava com saudade de tudo da escola” – Pedro Marques de Toledo (1º B).

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