Atividade Física, Metodologias Ativas

Recordatório corporal

A dinâmica imposta pela pandemia às escolas representou um grande desafio e também uma grande responsabilidade para as aulas de Educação Física, afinal, manter corpo e mente ativos e saudáveis vem sendo apontado como parte de composto medicamentoso natural no combate ao coronavírus. Turmas do 7º ano do Santa Maria foram motivadas a reavaliar e elaborar suas próprias atividades físicas, um projeto que envolveu muito mais do que os exercícios corporais.

Autoria: Cleber Teodoro Pereira da Silva, professor de Educação Física do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental

Dentro desse cenário, durante as aulas de Educação Física, os alunos são desafiados à busca por estratégias de movimentação corporal para ampliarem o tempo de prática física. Em consonância com esse movimento pedagógico, no primeiro bimestre deste ano, foi desenvolvido com o 7º ano o projeto “A importância da atividade física”, com o objetivo de ampliar a percepção dos alunos sobre a valorização das atividades físicas em seu cotidiano, inclusive e principalmente, neste momento pandêmico.

A primeira etapa do trabalho consistia em rememorar e registrar as atividades físicas realizadas de fevereiro de 2020 a fevereiro deste ano em um recordatório corporal”. Nele, os alunos colocaram desde atividades corporais mais elaboradas até as rotineiras, como subir escadas, fazer ginástica com a família, dançar, pular corda, bem como jogar games que estimulam a prática corporal.

A partir desse levantamento individual, todos foram convidados à elaboração de uma planilha semanal” com atividades físicas e práticas corporais. O instrumento torna o aluno corresponsável pelo processo e protagonista de sua própria organização pessoal, disciplina e motivação frente à implementação e manutenção de um processo físico e químico voltado aos cuidados com a saúde.

Portanto, além de estimular um estilo de vida mais ativo neste momento da pandemia, outros aspectos como autogestão, autonomia e desenvolvimento de responsabilidade estiveram fortemente presentes nas propostas trazidas pela Educação Física. Nossos alunos aprenderam a planejar suas atividades corporais, respeitando seu acervo motor e suas experiências anteriores, intensificando-as, reavaliando-as, a partir do cumprimento do que estava organizado em suas planilhas.

Esse projeto intenciona impulsionar e contribuir para que as aprendizagens corporais se tornem constantes e para que os estudantes possam resolver desafios corporais, aumentado suas possibilidades de colocação do corpo em movimento. É de fundamental importância que nessa fase da vida os adolescentes aprendam a gerenciar suas atividades corporais, desenvolvendo consciência crítica frente à adoção de um estilo de vida saudável que os tornem ativos, promova a sensação de bem-estar e prazer, mas, acima de tudo, colabore para seu desenvolvimento físico, social e emocional de forma integrada.

Veja alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos:

– Nina Viegas de Oliveira (7ºC) 
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– Rafaela Tosin Simões (7ºC)
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– Thiago Celescuekci Zimmermann (7ºD) 
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