Na Educação Infantil, momentos especiais acontecem para reconectar as crianças de uma forma bem diversificada e atrativa, com muitas ações ao ar livre
Autoria: Gisele Costa – Professora do Pré e Eliane Lima – Orientação Pedagógica da Educação Infantil
Escrevemos este texto brincando com o elemento designativo de repetição “Re”. Um artigo que tem o compromisso de revelar o que significa a retomada das aulas para nós, professores, depois de um longo período de recesso.
Começaremos com os verbos de ação: reviver aventuras e provocações, reconectar-se aos pares e professores, e retomar momentos de viver em comunhão experiências de aprendizagem e crescimento.
Por isso, como o compromisso de preparar o reencontro com as turmas, planejamos momentos de aconchego, encantamento e afeto. Cuidamos, como diz Cora Coralina, de oferecer “colo que acolhe” para as que choraram, “abraços que envolvem” para as que sentiram falta da família, “palavras que confortam” para as crianças que ficaram inseguras e “alegria que contagia” numa intensidade que demonstrasse todo nosso afeto e alegria por tê-las de volta.
E nesse encontro com a ternura de recomeçar, propusemos dias de pintar na árvore, fazer bolhas de sabão, andar de bicicleta, patinete, escalar árvores, andar descalço, brincar com água, comer bolinho de chuva! Propostas que trouxeram a calma, recuperaram o pertencimento e dialogaram com o processo amoroso de estar consigo, com o outro, com os pares e a natureza.
Assim, retomamos os vínculos, restauramos os laços de amizade e relançamos os projetos. Recuperamos o que somos, o que vivemos e o que desejamos para as turmas e para cada criança, de modo particular.
Que cada uma e todas possam…Reescrever histórias, replanejar caminhos, reexistir a cada dia de forma singular, subjetiva e apaixonada.
Afinal, como diz Cora Coralina, “Isso não é coisa de outro mundo, É o que dá sentido à vida”.