Metodologias Ativas

Santentabilidade é a nova onda do 3º ano

Crianças desenvolvem um site com informações, dicas e ações sustentáveis.

Autoria: Colégio Santa Maria

Falar em sustentabilidade parece natural nos tempos de hoje, mas este é um tema que necessita de um amplo debate e novas ações para que os resultados obtidos sejam permanentes, tanto no ambiente escolar quanto dentro das nossas casas. Quem conhece o Santa Maria sabe que, a começar pela ampla área verde que existe no Colégio (uma exceção em São Paulo), há um intenso trabalho de conscientização em todas as faixas etárias, com ações efetivas que envolvem a comunidade escolar (estudantes, educadores, colaboradores e famílias). Mostramos algumas delas aqui no portal há algumas semanas, na cobertura da Semana Padre Moreau.

Mas…como as ideias não param, as classes do 3º ano lançaram neste semestre o SANTENTALIDADE (https://sites.google.com/santamariaensino.com.br/santentabilidade/p%C3%A1gina-inicial?authuser=0), um site feito pelas crianças com conteúdo diversificado e de interesse geral; isto quer dizer que os adultos vão gostar e aprender com nossos pequenos, que foram pesquisar o que são estratégias sustentáveis, entre outras coisas, para colocar o site no ar.

Já ouviu falar em upcycling e downcycling, por exemplo? A Laura explica: “downcycling é quando você recicla alguma coisa que se transforma em outra, só que de baixo valor; upcycling é quando você pega uma coisa que você não vai usar e transforma em algo útil (de maior valor)”. Um exemplo são os chaveiros que ela e as outras crianças do 3º ano fizeram com retalhos de tecido e miçangas, guardados há bastante tempo no Colégio. Para ver os modelos, é só clicar na aba Upcycling em Ação, e abrir o link ou acessar o QRcode do mural interativo. Um mais criativo que o outro!

“A intenção é propagar a ideia da sustentabilidade para que seja algo do cotidiano”, explica a professora Andrea Batista. De fato, as práticas sustentáveis precisam ser incorporadas ao nosso dia a dia, e é isso que está sendo aplicado aqui no Colégio.

Ah! Ainda falta o recycling, termo que as pessoas estão mais habituadas a ouvir.

– E o que é, Laura?

– Recycling é quando a gente recicla uma coisa e faz outra igualzinha, responde.

É exatamente isso que o Santentabilidade explica mais detalhadamente, de uma forma simples e didática com ilustrações, dica de vídeos e um conteúdo novo a cada sexta-feira. Todas as classes do 3º ano estão envolvidas, o que torna o projeto consistente e com a perspectiva de se estender para os próximos anos.

“Quando a criança convida a família para ir à escola, que é o ambiente deles, onde eles são os protagonistas, acho fantástico”, conta Rúbia Gasques, mãe da Laura, se referindo à Semana Padre Moreau. “Vemos o reflexo deste trabalho em casa. A Laura fala quando eu deixo a luz acesa, também mostra o que pode ser reaproveitado. Aqui em casa nós temos a prática de fazer doações quando ganhamos coisas novas nos aniversários, no Dia da Criança e no Natal”.

Reciclar requer criatividade e consciência

As possibilidades para o reaproveitamento de todo tipo de material são inúmeras. Aqui você vê o Jogo do Labirinto, produzido com canudos, papelão e tampinha.

 

Benjamin T. Rodrigues, assim como a Laura, participou da montagem do jogo e também está super engajado no projeto. “A gente fez os grupos e cada um tinha um tema; por exemplo, o meu grupo foi Sustentabilidade Econômica. A professora deu alguns textos e vídeos pra gente se inspirar”.

Pergunto para o Benjamin que tipo de economia ele procura fazer em casa: “não deixar a luz acesa; e a gente recicla bastante também”.

A professora Andrea lembra que eles aprenderam sobre Economia Circular, um dos pilares da sustentabilidade, e que está registrado em alguns textos que os alunos elaboraram. “A gente precisa pensar um pouco antes de comprar”, diz a educadora.

Trecho do relato da aluna Laura Gasques sobre o projeto

“É interessante que a escola tem esse tema muito presente entre os alunos. Só compramos os uniformes no brechó do Santa Maria, algo que ‘gira’. Isso é bem presente na vida dos meus filhos, o que me enche de orgulho”, relata Roberta Tsuboi, mãe do Benjamin.

Você também pode se interessar
Tags: 3º ano, ensino fundamental I, sustentabilidade

Posts similares