Educação em Pauta

Semana Padre Moreau, um show de talentos!

Projetos com foco em sustentabilidade elevam o debate na comunidade do Santa Maria a respeito do tema mais urgente do planeta.

Autoria: Colégio Santa Maria

Aprender a fazer uma composteira e a reciclar produtos descartados, plantar uma muda de tempero em cápsulas de café, construir brinquedos a partir de sucata, assistir a uma versão estudantil do programa Shark Tank, ver uma exposição de fotografias, tentar sair de uma sala desvendando enigmas. Tudo isso e muito mais no mesmo lugar e com um fio condutor: a sustentabilidade!

Este foi o tema central da Semana Padre Moreau deste ano, que terminou no último sábado deixando um sabor todo especial! Nossas turmas de estudantes de todas as séries se superaram. Não há como negar o esforço concentrado de toda a equipe de professores, auxiliares e, claro, das nossas crianças e jovens, os atores principais deste evento que tanto orgulha a comunidade do Santa Maria.

Robôs construídos pelos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a partir de material reciclado e componentes eletrônicos que deram movimento aos brinquedos.

Até mesmo a reprodução de resíduos encontrados no fundo do mar foi feita de um jeito inusitado pelas crianças, como mostram as imagens. Uma sala com efeitos sonoros e neon fez a ambientação ao som de histórias gravadas pelos próprios alunos. “Quando as crianças começaram a assistir aos vídeos sobre como os animais marinhos são prejudicados por causa da irresponsabilidade humana, elas se envolveram bastante nesse projeto”, relata Léa Lima de Cristo, auxiliar educacional do 2º ano.

Na sala do 3º ano, era possível encontrar sacos e mais sacos de cápsulas de café armazenadas, que foram a atração de uma ação sustentável genial: famílias e alunos participaram de uma oficina para retirar a borra do café das cápsulas e plantar uma mudinha de hortelã dentro delas. Foi uma diversão e tanto, além de uma aula de sustentabilidade da profa. Patricia de Almeida. “Fizemos a compostagem com a borra do café, que fica dentro das cápsulas, e com as cascas de ovos e de banana que os alunos coletaram”, explica a educadora. Todo o adubo orgânico residual será utilizado na própria horta e nas árvores do CSM.

Outro grupo envolvido no reaproveitamento de material orgânico para compostagem é o do Ecoestudantil, do 6º ao 9º ano. Os resíduos dos alimentos do refeitório do Colégio vão para uma leira (composteira) que fica sob os cuidados dos alunos e alunas. Parte dos alimentos serve para produzir receitas deliciosas e saudáveis utilizando casca de frutas, por exemplo. Algumas são sugeridas pelas próprias famílias. Lina Yonezawa, mãe de um dos alunos do 7º ano, que gosta de pesquisar os alimentos, já ofereceu receitas para serem testadas na escola. “Achei muito válido o Santa trazer essa temática sobre sustentabilidade para a Semana Padre Moreau; instiga não só os alunos, como os pais sobre o tema”, conclui Lina.

ARTE NATURAL

Caminhando um pouco mais, nossa reportagem chegou ao prédio do 5º ano, onde uma outra oficina estava acontecendo entre alunos e famílias. Era hora de aprender a pigmentar tecido com produtos naturais, entre eles, beterraba, colorau, cúrcuma e café. Diversão garantida! A professora Fabiana Miler trabalhou com as crianças a tintura em jornal e em tecido; o resultado foi uma grande quantidade de peças de roupa em miniatura para bonecas. Tudo será utilizado nas próximas aulas de Artes.

Do lado de fora da sala do 5º ano, painéis gigantes reproduziam obras do movimento Modernista, como o Abapuru (1928), de Tarsila do Amaral. Para colorir o painel foram utilizados quatro tipos de terra, tirados do próprio jardim do Santa, o que deu o jogo de luz e sombra. Não é demais?

Passando para o prédio das outras séries, mais novidade! No pátio perto da capela, uma exposição de fotos do 6º ano decorou o ambiente, que foi palco de um concurso para eleger os melhores trabalhos; os votos estão sendo apurados. Enquadramento, movimento, luz, textura, planos, ângulos…Os alunos fizeram um estudo sobre as diferentes linguagens da fotografia e saíram a campo para os exercícios. Os professores de Artes do 6º ao 9º ano propuseram a exposição e, pela primeira vez, o concurso na escola. A proposta foi estabelecida em quatro categorias: foto preto e branco (PB), foto color, foto-arte, que envolve a fotografia com edição, e a fotomontagem, que alia desenho, pintura, recorte e colagem. “Eu costumo dizer para os alunos que não é a máquina que produz a foto, mas o olho do fotógrafo. Nós selecionamos dez temas para serem trabalhados, que estão ligados à Campanha da Fraternidade, como vida, liberdade e respeito às diferenças”, explica o professor Sergio Seixas, de Artes. A premiação do concurso vai acontecer no próximo mês.

O Shark Tank, programa mundialmente conhecido, que mostra empreendedores apresentando ideias a potenciais investidores, inspirou as turmas do 7º ano a trazer soluções inovadoras e a encarar o júri que fazia perguntas no improviso, inclusive em Inglês. Pela característica da Semana Padre Moreau deste ano, todas as propostas tinham que contemplar o tema sustentabilidade, obviamente. A primeira etapa desenvolvida em sala de aula pelos alunos do 7º ano era identificar problemas no condomínio onde eles moram; depois os estudantes divididos em grupos propuseram soluções para cada problema votado. “Eles montaram uma apresentação de cinco minutos, o Pitch, no mesmo formato do programa Shark Tank, para que na apresentação com os investidores eles pudessem ser avaliados”, explica a professora Caroline Mieko, de Ciências. Como o projeto é desenvolvido durante os quatro bimestres, as turmas ainda terão uma parte para concluir. “A última etapa será prototipar no laboratório Maker ou no HUB a proposta de solução para o problema verificado”, relata a educadora.

Com o auditório Sister Charlita lotado, as classes do 9º ano representaram o Santa Under. No mesmo formato do Shark Tank, meninos e meninas cheios de adrenalina e um pouco nervosos pela seriedade que o momento exigiu, deram um show de competência e criatividade na frente da banca examinadora. Vamos levar em consideração que estamos falando de jovens de apenas 14-15 anos de idade, como Leonardo Florindo, que estava em um dos grupos finalistas. O objetivo de todos os “times” era transformar iniciativas empreendedoras em empresas para compor uma lista de seis Startups do Santa Maria. “Eu me senti um pouco aflito no começo porque era algo que a gente nunca tinha visto antes. A nossa empresa era de artigos esportivos sustentáveis, que usava tecido de linho orgânico na produção; o linho orgânico não utiliza combustíveis fósseis, nem produtos químicos. Tinha uma redução de gastos e, com isso, nós criamos um programa educacional para direcionar os recursos para escolas públicas. Acho que isso agradou os jurados”, conta Leonardo.

Isabella Toledo é uma das integrantes do grupo vencedor, que desenvolveu sacolas feitas de papel-semente. Ela representou o time na hora de responder à pergunta da professora Mara, de Inglês, uma das “investidoras” a avaliar a proposta. “Descobrimos essa parte na hora, não sabíamos quem ia falar, qual seria a pergunta, foi tudo de improviso mesmo”, conta a estudante.

FUJA, SE CONSEGUIR!

Uma das atrações mais divertidas da Semana Padre Moreau, o SCAPE, uniu os adolescentes do 8º ano e as famílias, em um clima de suspense; o jogo vem ganhando cada vez mais espaço no CSM, por desenvolver diferentes habilidades. As turmas criaram o cenário de um crime, baseado em uma das aventuras de Sherlock Holmes. Eles tiveram que ler o livro para entender a logística do crime, como se constrói a narrativa de enigma, para depois construírem a sua própria narrativa e inserirem as pistas. “A gente criou tudo, as pistas, a decoração…São 30 minutos para conseguir sair da sala. Tem uma pista em cada canto. A gente dá um kit pra elas desvendarem por si só. Teve grupo de visitantes que não conseguiu sair”, disse Lucas Lacerda Nutri, de 13 anos.

“O raciocínio lógico é a essência do SCAPE, mas também a cooperatividade, por isso é uma atividade com uma raiz sustentável, ou seja, sou eu entendendo que sozinho eu não consigo resolver tudo, e preciso do outro para que ele traga a contribuição dele”, explica o professor Tiago Fernandes, de Língua Portuguesa.

Demos aqui apenas uma parte do que foi esse grande evento que demonstrou mais uma vez a importância da cooperação, do não desperdício, do engajamento entre escola e famílias e, principalmente, da visão de um mundo mais solidário e evoluído. Segue galeria de outros momentos preciosos com nossas crianças, familiares e ações sustentáveis. Divirta-se!

Você também pode se interessar
Tags: Semana Padre Moreau, sustentabilidade

Posts similares