Metodologias Ativas

Só fato, nada de fake

A preocupação com as fake news atinge todas as camadas da nossa sociedade; é por isso que aqui no Santa Maria, o trabalho com o foco neste tema começa desde os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Autoria: Simone Machado – Professora do 5º ano

Trabalhar a questão das Fake News com alunos do 5° ano, mesmo que possa parecer um tema complexo para essa faixa etária, é de extrema importância. A crescente disseminação de informações falsas na internet representa um desafio significativo não apenas para os adultos, mas também para as crianças, que estão cada vez mais expostas a essas informações através das redes sociais, sites de notícias e outras plataformas digitais.

Para abordar esse tema de forma lúdica e educativa, os alunos do 5º ano leram o livro Esquadrão Curioso: Caçadores de Fake News, escrito pelo jornalista Marcelo Duarte, que conta a história de cinco alunos do Colégio Pedro Álvares Cabral que resolvem criar o Esquadrão Curioso para desvendar notícias falsas que aparecem nas redes sociais. Eles se saem tão bem que isso incomoda o maléfico “Fake Nilson”, criador dos posts mentirosos.

A cada episódio, nossos alunos foram incentivados a pensar de forma crítica sobre as informações que encontram no ambiente digital, capacitando-os a questionar, avaliar e discernir entre conteúdos verdadeiros e falsos, através de ferramentas e estratégias necessárias para identificar e combater as Fakes News.

Para finalizar o projeto de leitura do livro, os alunos estão desenvolvendo para os próprios colegas do 5° ano, um jogo inovador de combate às Fakes News, utilizando a ferramenta do Google Site. Será uma espécie de “Escape Room”, onde os jogadores serão desafiados a identificar notícias verdadeiras e desmascarar as informações falsas. Com diferentes níveis de dificuldade, o jogo promoverá habilidades críticas de pensamento e alfabetização digital. Além disso, ao educar de forma interativa, esta ação com as turmas poderá contribuir para uma sociedade mais informada e resistente contra a propagação da desinformação.

Você também pode se interessar