Uma saída da escola para diversos pontos da capital paulista deu o start para novos conhecimentos adquiridos pelos estudantes do 9º ano
Autoria: Paulo Roberto A. de Moraes, Professor de Geografia, e Rodrigo C. Valente, Professor de História
A tradução literal da palavra storytelling é contação de histórias. Trata-se de uma metodologia muito utilizada na área corporativa, que por meio de uma narrativa, conta toda uma trajetória para a criação e a justificativa ao desenvolvimento de produtos e serviços. Tal metodologia pode e deve ser utilizada como mais uma ferramenta ao desenvolvimento de habilidades na área da educação, em que possa oportunizar aos alunos a criação de narrativas com a utilização de recursos diversos (filmes, animações, montagens de fotos ou podcasts).
A metodologia storytelling foi trabalhada com os alunos do 9º ano em uma atividade conjunta das unidades curriculares de Geografia e História. Essa atividade se desenvolveu como desdobramento do Estudo do Meio, que faz parte do projeto da série. Dessa forma, atrelou-se à metodologia uma prática que, por conta da pandemia, foi privada aos alunos por dois anos. O Estudo do Meio é um processo essencial para que os alunos possam vivenciar e/ou observar in loco, pontos importantes do que foi desenvolvido em sala de aula.
Nesse ano, especificamente, o Estudo do Meio se dedicou a pontos da cidade de São Paulo que possibilitaram aos alunos observarem o uso dos espaços públicos, pontos históricos que remeteram à Revolução de 1932, ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, aos espaços culturais (como uma das características dessa metrópole) e aos espaços de exclusão, como o aumento exponencial de moradores em situação de rua.
Dado o rol de possibilidades de olhares, os estudantes visitaram o Parque do Ibirapuera, a Pinacoteca, o Museu da Língua Portuguesa, o Farol Santander, além de terem passado durante o trajeto e visto pela janela do ônibus a Praça da Sé, a Estação da Luz e o Teatro Municipal.
Após explicar a metodologia do storytelling e contextualizar previamente os objetivos da atividade pelas ruas de São Paulo, foi sugerido aos alunos uma série de temas:
• Semana de Arte Moderna de 1922
• Revolução Constitucionalista de 1932
• São Paulo: cidade de Migrante
• Futebol
• São Paulo: Cidade Global
• A Campanha das Diretas Já!
Liberdade para criar
Os alunos podiam sugerir temas diversos, desde que tivessem relação com a proposta da atividade, a exemplo de um grupo que realizou um vídeo sobre o grafite e sua popularização pela cidade. De posse dos materiais coletados no Estudo do Meio e das discussões realizadas nas aulas de Geografia e História, os grupos de alunos realizaram storytellings variados abordando os temas sugeridos, resultando em materiais muito interessantes.
Houve muitos projetos que abordaram a migração como uma característica dessa metrópole, em que os alunos valorizaram as origens de suas famílias, a vinda dos bisavós e avós de outros países ou regiões do Brasil, e como se instalaram na capital. Esse tema despertou boas reflexões sobre como os alunos devem perceber que o nível de conforto que possuem em suas vidas atualmente, foi fruto de muito trabalho de gerações anteriores.
O futebol foi um tema muito apreciado pelos estudantes ao relacionarem as características dos times paulistanos aos bairros em que se localizam, e o quanto as comunidades imigrantes participaram das suas criações. Exemplos como a comunidade italiana na fundação do Palmeiras, no bairro da Pompeia, do Juventus, na Mooca, e a comunidade portuguesa no Canindé, com a Associação Portuguesa de Desportos, a famosa Lusa.
Os contrastes sociais de uma cidade global não ficaram de fora do olhar dos alunos. Ao visitarem importantes atrações turísticas, como o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca e o Mercado Municipal, aprimoraram seus olhares críticos às diferenças marcantes dessa cidade.
Dentro desses estabelecimentos que se destacam pela tecnologia a serviço da informação, pelas obras de arte únicas e variedade gastronômica para todos os tipos de bolsos, é contraditório se deparar com inúmeras pessoas dormindo nas calçadas, procurando alimentos nas lixeiras, além da grande quantidade de lixo nas ruas e da sensação de insegurança que se espalha nessas regiões para o trânsito de pedestres. Esse olhar resultou em vídeos com exposição de imagens que registram todo esse contraste relatado.
A experiência de produzirem o storytelling se mostrou uma atividade muito rica para que os alunos extrapolem de forma crítica e criativa os temas abordados em sala. O resgate das origens familiares, a criticidade às incoerências da metrópole e a identificação de formas de apropriação dos espaços públicos colaboram para uma formação cidadã, como mostram algumas produções dos nossos alunos e alunas. Aperte o play!
Semana de Arte Moderna (9ºA): https://youtu.be/HhOhvsMupmY
São Paulo, Cidade de Migrantes (9ºB): https://www.youtube.com/watch?v=fIPuoEdSz4o&t=2s
São Paulo, Cidade Global (9ºC): https://youtu.be/KPuik1Y_BRo
São Paulo, Cidade de Migrantes (9ºD): https://www.youtube.com/watch?v=svj-n2fDzlU&t=1s
Futebol, Palmeiras (9ºE): https://www.youtube.com/watch?v=T6qJcgIvCf8
Futebol, Portuguesa (9ºF): https://youtu.be/84fef5XVtO8