Educação Infantil

Sustentabilidade e Paz

Em uma atividade para promover uma cultura de paz, o respeito ao próximo e à natureza, meninos e meninas declaram o que sentem em relação à Guerra na Ucrânia.

Autoria: Elizabeth Nishiyama Muniz – Professora do Jardim II

“Nesses tempos de céus de cinzas e chumbos, nós precisamos de árvores desesperadamente verdes”. (Mario Quintana)

É no convívio com a natureza e com os diferentes espaços e sujeitos que as crianças aprendem sobre a própria existência, o ciclo da vida e a importância de respeitar e preservar o meio ambiente. Assim, como Mario Quintana, sejamos desesperadamente verdes, verdes na condução dos grupos, verdes no trato com nossos pares e, principalmente, verdes no compromisso de ajudar crianças e famílias a comungarem com os valores do Colégio Santa Maria e com o compromisso de um mundo sustentável. Germinar, de maneira leve e serena, o compromisso com a “Mãe Natureza”.

Ao longo do ano trabalhamos com as crianças a importância de sermos “seres-naturais”, naturais nas relações, na preservação dos vínculos afetivos, no cuidado com os amigos e com a natureza – compromisso com o “Pacto Global”.

Com ajuda do querido senhor Jurandir, plantamos sementes de berinjela no início do ano e passamos a cuidar da horta, a cultivar a paciência, a admiração, cuidado e ternura. Aguardamos as primeiras flores brotarem e regamos com os regadores confeccionados com material reciclável.

Tempo de esperar, gestar… Tempo de conhecer para preservar! As famílias puderam conhecer a horta do prédio Menino Jesus e ajudaram a regar o que plantamos.

Ao longo do ano, as crianças colheram berinjelas, couve, manjericão, capim cidreira… Fizeram bolo e chá afetivo com a turma do Jardim II B. Levaram vegetais e hortaliças para casa, realizaram culinária afetiva com as famílias.

No inverno, fizemos a “sopa da amizade” com a couve que colhemos, doamos berinjelas, tivemos ação de cuidado, generosidade e comunhão! Um entrelaçamento de saberes, descobertas, investigações e conexões com o projeto da turma: “O brincar como cultura de paz”:

“Estão em guerra na Ucrânia. Pessoas e animais morrem. Eu vi na reportagem” (Helena).

“A Rússia tinha que pedir desculpas e dar abraços na Ucrânia”. (Veridiana)

“Paz é brincar junto e ter atitude de amizade”. (Davi e Rafael)

“O país explode e destrói tudo quando tem guerra” (João).

“Paz é falar de amor e não ter guerra”. (Helena)

Com o compromisso de “salpicar” paz, desenvolvemos o hábito de, antes do lanche, fazermos orações espontâneas. As crianças, num movimento de empatia, pedem por paz na Ucrânia. Outro exercício de “distribuir” paz e amizade foi convidar amigos de outras turmas para vivenciarem momentos de paz e partilha!

Com a turma do 1º A optamos por piquenique afetivo e, com os amigos do Jardim II B, vivenciamos interações como: brincadeiras, músicas, histórias, fizemos o bolo da amizade e, em troca, recebemos um delicioso chá de melissa e erva cidreira colhidas na horta do colégio. Momentos de afeto, trocas de experiência.

Por fim, estabelecemos uma parceria com a equipe do Ensino Fundamental II para troca de experiências. Soubemos que um grupo de estudantes iria ao Vale do Ribeira (https://portalcaleidoscopio.com.br/insercao-social/voluntariado-pos-pandemia/) para um trabalho missionário. Nos contaram a respeito da necessidade de brinquedos e, como nosso compromisso é “zelar” pela paz ajudando o próximo, convidamos as famílias do prédio Menino Jesus a participarem da campanha solidária de doação de brinquedos em bom estado ou novos que farão outra criança feliz.

Todas as ações desenvolvidas vêm contribuindo para que as crianças construam uma visão de mundo mais humana e empática, respeitando as diferenças, o outro, a natureza, compreendendo assim, a importância da paz e das relações interpessoais no mundo.

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