Tecnologia Educacional

Como desenvolver as habilidades em Desenho Geométrico no ensino remoto?

Empenho, criatividade e tecnologia tornam-se fundamentais para a aprendizagem de conceitos geométricos a distância.

Autoria: Carla de Oliveira Afonso, professora de Matemática do 8º ano do Ensino Fundamental

A construção geométrica é um dos objetos de conhecimento apontados na Base Nacional Comum Curricular e está diretamente relacionada ao ensino de geometria. No entanto, como ensinar o aluno a desenvolver essa habilidade, que necessita da utilização de instrumentos como régua e compasso para a compreensão dos conceitos, de forma remota?

Diante desse desafio, foi necessário buscar recursos tecnológicos para enfrentá-lo. Com a ajuda da equipe de audiovisual, preparamos para o 8º ano do Ensino Fundamental do Santa Maria videoaulas com o passo a passo das técnicas de construção geométrica, em que o aluno poderia ver e rever as orientações no seu ritmo. Também elaborei roteiros de construções descritivos, com imagens detalhadas do processo, para que eles interpretassem na forma de desenho.

Por fim, usamos uma ferramenta chamada GeoGebra, um software de matemática dinâmica que reúne Geometria, Álgebra, Planilha de Cálculo, Gráficos, Probabilidade, Estatística e Cálculos Simbólicos. Com esses recursos, foi possível desenvolver o trabalho em Desenho Geométrico, que é de extrema importância na compreensão de propriedades geométricas.

Seguem alguns depoimentos dos alunos:

“Eu gostei muito de construir formas geométricas pelo GeoGebra! Principalmente nas aulas remotas, o GeoGebra nos ajudou muito, além de ser muito fácil de manusear” – Beatriz Carpinelli Favale

“Eu não acho muito diferente fazer exercícios de geometria pelo remoto, eu até gosto, pois pode vir a acrescentar ainda mais no futuro. Além disso, conseguimos melhorar potencialmente o nosso conhecimento sobre geometria, entender suas propriedades, casos, usos e a função, para que serve cada elemento geométrico – ponto, reta, segmento de reta, semirreta…” – Arthur Pernomian Brandão

“A professora de matemática foi criativa na hora de nos dar plataformas para fazer o desenho. No compasso, honestamente, achava muito difícil, porém, quando a Carla nos falou do GeoGebra, fiquei muito feliz, pois já que eu achava complicado usar compasso e régua, o GeoGebra chegou pra quebrar um tronco de madeira do tamanho de um prédio de 90 andares!” – Murillo Alves Leal Barroso

“É muito prático usar o GeoGebra para fazer desenho geométrico porque, além de o traço ficar perfeitinho, ainda existem várias possibilidades que fazer no papel demora como, por exemplo, a medida exata de cada reta ou ângulo, entre outras mil coisas” – Isabela Marques de Melo

“Como sabemos, a pandemia nos impossibilitou de fazer muitas coisas, entre elas ir à escola presencialmente. Mas quem diria que o ensino remoto seria tão produtivo e dinâmico?! É claro, foi uma difícil missão, especialmente em geometria, que exige o contato físico para aprender. Mas em minha opinião, tudo isso deu muito certo! Nossos professores foram muito compreensivos e escolheram sites como o GeoGebra para tornar nosso aprendizado durante esse período possível e dinâmico! Com videoaulas explicativas e essas ferramentas de ensino, aprendi muito de geometria!” – Giovanna Bueno Baroni

Você também pode se interessar
Tags:

Posts similares

Menu