Ensino Médio, Tecnologia Educacional

NETi Talks: quem é autor da aprendizagem?

Uma conversa para entender o Novo Ensino Médio praticado no Colégio Santa Maria, na visão de alunos e professores.

O NETi Talks, série de podcasts criada e produzida pelo departamento de tecnologia educacional do Colégio Santa Maria, aborda agora o Novo Ensino Médio, por meio do diálogo entre alunos, professores e o diretor do segmento.

Como a instituição iniciou a implantação da reforma no ano passado, a conversa permite conhecer a opinião de quem está vivendo a experiência há quase dois anos, assim como quais são as expectativas e como se dará o processo para quem está prestes a ingressar nesse percurso. É também uma oportunidade para entender a estrutura, as metodologias e as tecnologias praticadas.

Participantes: Silvio Freire, diretor do Ensino Médio; professores Mayra Oliveira Lourenço (cursos Brasil e suas Múltiplas Identidades/1ª série, Projeto de Ação Político-Social/1ª série e Inserção Social/1ª e 2ª série) e Leandro Márcio Pereira (cursos Biodiversidade/1ª série, Projeto de Vida de Adolescente/1ª série e Saúde Coletiva e Políticas Públicas/1ª e 2ª série); alunas da 2ª série do Ensino Médio: Isadora Mucilo Restiffe e Maria Eduarda Costa; alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II: Lucas Bueno e Miguel Juliani.

Entenda o Novo Ensino Médio

Desde que a Lei 13.415/2017 foi aprovada e dada a largada para a reestruturação da última etapa da educação básica no Brasil, a equipe docente do Colégio Santa Maria se debruçou para planejar o processo de transição, começando pela 1ª série no ano passado. Este ano, a 2ª série ingressou no novo formato e, em 2022, será a vez da 3ª.

O novo modelo traz como principais mudanças o aumento da carga horária para 4.400 horas em 200 dias letivos e a adoção de um currículo formado por Núcleo Básico Comum (60% da grade, que garante as aprendizagens essenciais definidas pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular) e Itinerários Formativos (40% da grade, com áreas escolhidas pelo estudante em função do seu próprio interesse).

A grade curricular do Novo Ensino Médio no Santa Maria compreende cerca de 20 unidades curriculares, dependendo da série. No Núcleo Básico Comum, estão as 11 disciplinas obrigatórias e cabe ao estudante definir o restante no programa disponível nos Itinerários das Áreas (cada uma das três áreas formativas oferece de quatro a seis unidades) e nos Itinerários das Eletivas (programa opcional com quatro cursos).

A carga horária, que antes era semi-integral, passou a ser integral – com aulas de 75 minutos – e crescente ao longo dos três anos. O aluno da 1ª série tem 26 aulas semanais e o da 2ª série, 28. Em 2022, a 3ª série terá jornada semanal de 34 aulas. As salas têm 32 alunos, em média, por turma.

Você também pode se interessar
Tags: , , , ,

Posts similares

Menu