Entre a adaptação e o exercício da autonomia, quais as habilidades que as crianças do 1º ano precisam adquirir, e como nós, educadores e famílias, podemos colaborar com esse desenvolvimento?
Autoria: Cristiane Regina Alarcon – Professora do 1º ano do Ensino Fundamental
Meu filho/minha filha foi para o 1º ano! E agora?
São muitas dúvidas que surgem quando os pequenos vão para o 1° ano do Ensino Fundamental. É uma mistura de sentimentos e incertezas, e está tudo bem! 😊
Pensando neste momento de transição, nós, da Comunidade Santa Maria – professores, parceiras, orientadoras, funcionários da conservação, da administração – envolvidos no ato de educar, planejamos com muito carinho e cuidado o momento da adaptação e do acolhimento.
Nos primeiros dias de aula, fazemos um “tour” pelo Colégio (uma parte está no Instagram do Portal – @portalcaleidoscopio). Nesse tour com as professoras, as crianças exploram e conhecem os espaços, os funcionários. Nós fazemos os combinados e convidamos alunos e alunas que já estudavam no Colégio a serem os “tutores’’ daqueles que estão chegando. Orgulhosos, de mãos dadas, eles vão mostrando o que fazemos em cada ambiente e, assim, os novos vão adquirindo confiança, se sentindo amados, protegidos e seguros.
É neste momento que se formam os primeiros vínculos. Cultivar as amizades, acolher e tranquilizar as crianças, escutar a voz, os desejos e angústias de cada uma, planejar cada espaço com propósito, orientar os pais e estabelecer uma parceria, são pilares essenciais para a aprendizagem das crianças durante o ano todo.
Aqui vão algumas dicas preciosas (algumas você já deve ter visto por aqui, quando falamos sobre acolhimento na Educação Infantil) que orientam as ações das famílias e contribuem neste processo:
– Conversar com a criança, demonstrando confiança na escolha da escola e orgulho pela nova fase que se inicia. É apenas um novo desafio!
– Incentivar a autonomia e a independência. Convidar a criança para arrumar os materiais escolares, para fazer a lancheira, arrumar a mochila juntos. Dar autonomia para que faça escolhas, organize os brinquedos e seus pertences, assim, ela se sentirá mais segura e mais envolvida com todo o processo.
– Deixar que ela se vista sozinha; abotoar a roupa e amarrar o cadarço são importantes e devem ser incentivadas para que ela se sinta capaz.
– Organizar a rotina de sono. O sono é importante para o crescimento, para repor as energias e consolidação de memórias.
– Estabelecer uma rotina de estudos. Escolham juntos um cantinho onde a criança fará suas atividades com luz e ventilação adequadas. Deve ser um ambiente calmo e tranquilo sem aparelhos eletrônicos por perto.
– Incentivar positivamente e vibrar com todas as conquistas.
Por fim, ensine a criança a ser persistente e não desistir quando algo não deu certo, e nunca faça por ela o que ela já é capaz de fazer sozinha. Ao desenvolver todas essas habilidades, ela se sentirá segura e capaz, desejando aprender cada vez mais!
Que tenhamos um ótimo ano com muitas conquistas!