A prática da cidadania começa nos primeiros anos da vida escolar.
Autoria: Patricia de Almeida – Professora do 3º ano
Quer melhor definição para a escolha de representantes de sala em nosso Prédio São José, onde estudam crianças do 3º e do 2º ano?
Pois foi isso mesmo que aconteceu! Utilizando a filosofia UBUNTU, Eu sou porque nós somos, estudada no segundo bimestre, os alunos do 3º ano se organizaram para a eleição dos representantes de sala. Esse processo aconteceu exatamente no mês de outubro, que foi marcado pelas eleições no Brasil.
Ainda pensando na filosofia UBUNTU “para eu existir, eu dependo da minha comunidade”, os alunos prepararam suas propostas sem esquecer que o pertencimento ao ambiente escolar é primordial para o sucesso das suas ideias e ações. Também não esqueceram de tratar sobre a sustentabilidade, presente em todas as aulas do semestre, que foi primordial na campanha de cada candidato.
Precisaram compreender um pouco mais sobre direitos e deveres das pessoas que participam do processo eleitoral, compreenderam a necessidade de ter postura democrática diante das propostas concorrentes, a importância de pensar em comunidade e, acima de tudo, ser solidário com todos.
Foram duas semanas intensas em que o protagonismo dos alunos ficou ainda mais evidente. Os quatro pilares da educação estavam presentes quando buscaram seus próprios meios, maneiras de descobrir e absorver diversos assuntos, entenderam que pensamentos diversos podem ser sempre agregadores e impulsionam a evolução; que devem incentivar a colaboração e a convivência entre os mais diferentes indivíduos, e ter a possibilidade de pensar de forma autônoma e crítica. (*Delors, 2010)
Uma das propostas mais discutidas foi “como tratar da resolução de conflitos entre os pares, em sala de aula ou fora dela”.
Neste caminho, os alunos participaram de assembleias e debates de ideias muito produtivos, estimulando o entendimento de pontos de vista distintos, utilizando diversas ferramentas educacionais para defender suas propostas e questionar os adversários em busca de resoluções efetivas para o ambiente escolar.
No dia da eleição, os candidatos e eleitores estavam ansiosos e engajados no tema. Buscaram formar lideranças positivas e disponíveis para dialogar com todas as turmas. Mostraram-se autônomos, interessados no bem comum e entenderam que a tomada de decisões deve ser coletiva. Que esses alunos continuem plantando a cidadania no convívio em sociedade!!
Saiba mais!
*Jacques Lucien Jean Delors, economista e político francês, estudou Economia na Sorbonne. Foi professor visitante na Universidade Paris-Dauphine (1974-1979) e na Escola Nacional de Administração (França). De 1992 a 1996, presidiu a Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, da UNESCO. Neste período, foi autor do relatório “Educação, um Tesouro a descobrir“, em que se exploram os Quatro Pilares da Educação. Durante seu trabalho na UNESCO, apontou como principal consequência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda vida, fundamentada em quatro pilares, que são, concomitantemente, do conhecimento e da formação continuada.