Intitulado “Caminho dos Alimentos – 2ª edição”, o trabalho foi resultado do Projeto Estudo do Meio, em um polo de produção agrícola da zona sul da capital paulista
Autoria: Luciano Marinho (Geografia), Lucas Marchezin (História) e Caroline Mieko (Ciências), professores do 7º ano
No final do ano letivo de 2022, o Projeto Estudo do Meio do 7º ano terminou com a temática “Espaço Agrário”. Mais especificamente, o espaço agrário da maior cidade do país, o Polo de Produção Agrícola Parelheiros – Marsilac. Entre outros objetivos, buscamos investigar os caminhos percorridos pelos alimentos e seus impactos até chegarem às nossas mesas.
Após uma longa investigação que se iniciou no 2º bimestre e envolveu as unidades curriculares de Ciências, Geografia e História, os alunos finalmente produziram e apresentaram, a partir de todas as experiências vividas, a coleção de E-Books Caminho dos Alimentos. A produção fez parte da etapa pós-campo do Projeto Estudo do Meio.
Nesta etapa de elaboração dos E-books, a série firmou parceria com a equipe da Biblioteca Padre Moreau, que os orientou quanto às características de um E-book e informações essenciais sobre formatação, diagramação e pesquisas bibliográficas.
Além de trazer toda essa aprendizagem para os estudantes, a bibliotecária Tauany Pasini também participou do projeto como julgadora. Os E-books foram avaliados não só pelos professores, mas também por uma comissão julgadora da própria biblioteca.
A coleção Caminho dos Alimentos conta com seis volumes e diferentes temas:
- Conhecendo o polo de produção agrícola na maior cidade do país
- A agricultura familiar e a produção de orgânicos no polo de produção
- A agricultura nos espaços urbanos: possibilidades e perspectivas
- A agricultura intensiva e os impactos ambientais
- Distribuição e consumo: valorizando o produtor local
- Por uma alimentação saudável e sustentável
Cada volume da coleção foi produzido por uma turma do 7º ano, dividida em grupos com diferentes funções; tínhamos grupo de editoração, de ilustração, layout, escrita dos capítulos, marketing e apresentação.
Acreditamos que o desenvolvimento de projetos interdisciplinares em equipe são uma das principais metodologias que podem e devem ser exploradas na escola, pois sabemos que quando os alunos se reúnem para discutir um tema, a aprendizagem é potencializada e as aptidões sociais, aprimoradas. Os estudantes também desenvolvem a habilidade de enxergar os fenômenos a partir de outros ângulos.