O conceito de “varandas multietárias” adotado no Colégio Santa Maria são um cenário próprio para a aprendizagem entre grupos de crianças de diferentes idades que aprendem juntos e promovem uma cultura de aprendizagem inclusiva; parece estranho? Veja como isso acontece!
Autoria: Gabriela Marques – Professora do Jardim II
Como já dizia Rubem Alves:
“Na varanda multietária da escola, as crianças encontram-se como pássaros de diferentes plumagens, voando juntas na sinfonia da descoberta, em um céu onde a diversidade é celebrada como a mais bela das melodias.”
É nesse “palco da educação contemporânea” que as Varandas Multietárias surgem como um cenário onde as diferenças são enaltecidas e os vínculos se entrelaçam como as plumagens dos pássaros!
As varandas e as relações de aprendizagem em turmas mistas emergem como pilares fundamentais na construção de espaços de aprendizagem inclusivos e enriquecedores, vivenciados no Colégio Santa Maria.
Sob a perspectiva do educador brasileiro Paulo Freire, que defendia uma educação libertadora e centrada no diálogo, esses conceitos ganham relevância na promoção de uma educação que respeita e valoriza a diversidade dos alunos.
Neste jardim de aprendizado, cada criança é uma “flor única”, desabrochando em seu próprio ritmo e tempo. Diante de um olhar cuidadoso dos educadores, as varandas se tornam um convite à descoberta, onde crianças de todas as idades e trajetórias se encontram em um mesmo caminho.
As interações sociais com pares de diferentes idades possibilitam a produção e o enriquecimento das culturas infantis. Desse modo, é necessário que busquemos possibilitar cada vez mais que as crianças reproduzam suas culturas no encontro com a diversidade.
Assim, essas relações transcendem as barreiras da idade e promovem uma cultura de aprendizagem inclusiva, onde cada um é valorizado pelo seu potencial único e contribui para o desenvolvimento coletivo do grupo.
As varandas multietárias proporcionam um espaço onde a diversidade é celebrada e as crianças são incentivadas a aprender umas com as outras, construindo laços de solidariedade e respeito mútuo.
Nas relações de pares com diferentes idades, meninas e meninos demonstram e constroem relações de amizade, afeto e cuidado, possibilitando apoio mútuo, cuidado, comunicação, trabalho em equipe, resolução de conflitos de maneira construtiva etc.
Por mais que as configurações dos tempos e espaços das instituições separem as crianças em seus grupos de idade, nesse contexto “misto” elas se preparam para se tornarem cidadãs ativas, humanas e responsáveis em uma comunidade diversa.
Portanto, ao adotar o conceito de varandas multietárias e ao cultivar relações de aprendizagem em turmas heterogêneas, construiremos os alicerces de um futuro mais igualitário e compassivo. E é através desses laços de amor e compreensão que as crianças se tornam verdadeiros embaixadores da paz e da harmonia em um mundo que anseia por união, respeito, valores humanos e cristãos.