Os espaços naturais do Santa Maria possibilitam investigação, levantamento de hipóteses, registros e experimentações.
Autoria: Edevânia de Souza Rego, professora de Arte, e Edith Sonagere Nakao, professora do 3º ano do Colégio Santa Maria.
Num projeto interdisciplinar do 3º ano do Ensino Fundamental do Santa Maria, explorar a variedade de solos existentes nos diferentes ambientes e coletar amostras para melhor observá-las despertou, ainda mais, o olhar investigativo das crianças.
Foram analisados cor, textura, elementos encontrados nas amostras e permeabilidade, gerando comparações e novas investigações. Descobrir que os solos são formados a partir da decomposição das rochas representou um estímulo para outras observações, até mesmo nos momentos em que as crianças estavam no parque.
Exercitamos a comunicação oral e escrita ao socializarmos a coleção de fragmentos de rochas, passada de geração em geração, e compará-los, verbalizando os conhecimentos a respeito de cada um.
E por que não produzir tintas a partir das amostras de solos coletadas? A proposta logo contagiou a todos! Eles descobriram que a natureza contém elementos que produzem pigmentação e podem substituir as tintas industrializadas. Nas aulas de Arte, prepararam o material e realizaram, com entusiasmo, as suas produções.
Participar de todas as etapas acrescentou maior atenção aos processos e, consequentemente, ao resultado. A produção de tintas e o fazer artístico respeitaram algumas etapas importantes: observação e coleta dos diferentes tipos de solos no espaço do Colégio; separação dos tons; obtenção do pó, utilizando a peneira para a separação de impurezas; mistura com aglutinante (cola), para fixação do pigmento no papel, e pintura das mandalas com as cores produzidas.
Assim, trabalhamos habilidades como: reconhecer na natureza a presença de materiais para o fazer artístico, experimentar e compreender a relação entre materiais artísticos e resultados plásticos, compreender o processo de produção de tintas naturais e aplicar as cores produzidas em formas circulares. Descobertas cheias de significados, respeito ao que a natureza nos oferece, formando cidadãos a serviço do cuidado da vida no planeta e da utilização dos seus recursos de forma consciente!