Como verdadeiros geógrafos mirins, estudantes do 3º ano fazem descobertas em um estudo do solo do Colégio, dentro de uma proposta interdisciplinar
Autoria: Andrea Batista e Ana Cecília Aguiar – Professoras do 3º ano do Ensino Fundamental
Para aprender a observar e comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola, as crianças do 3º ano foram provocadas, através de questionamentos, sobre a cor, a textura, o cheiro, o tamanho das partículas, a permeabilidade e os diferentes usos do solo (plantação e outras possibilidades) e entender sua importância para a agricultura e para a vida. Alunas e alunos fizeram uma investigação por meio de um novo olhar para os lugares por onde passam diariamente no colégio, adotando posturas ativas durante todas as etapas.
A partir deste estudo sobre o solo, as (os) estudantes foram incentivadas (os) a construir hipóteses sobre “O que é o solo?”, “Como ele é formado?” e “Qual é a sua importância para o Planeta Terra?”. Após o levantamento e discussão nos grupos cooperativos, estratégia que estimula o protagonismo, uma atividade prática foi proposta para que pudessem explorar o objeto de estudo. Desta forma, foram encorajados a assumir o papel de exploradores, iniciando a expedição pelos espaços abertos do Prédio São José (onde estudam 2os e 3os anos) com seus instrumentos, como lupa, luva e pá.
Investigadores em ação!
Após uma vivência concreta com o objeto de estudo, as crianças foram elencando suas descobertas, estabelecendo relação entre as suas hipóteses e o que descobriram durante a investigação. É possível constatar como a autonomia é outra habilidade que entra em consonância com a da observação, o que favorece ainda mais a postura ativa frente ao conhecimento. Interessante observar também as habilidades de ouvir com empatia, falar clara e objetivamente, cooperar com os demais, solucionar conflitos de modo construtivo e respeitoso, assim como auxiliar o outro quando for o caso.
Depois da atividade de investigação, foram realizadas discussões mediadas pelas professoras para ajudá-los a organizar e compreender os conceitos. Com os conhecimentos iniciais construídos, foram desenvolvidos mapas mentais como um recurso de estudo.
No laboratório, investigaram as amostras de solo coletadas, observando as cores, as texturas e o tamanho dos grãos.
É fundamental salientar a importância do professor ser um mediador, que, por meio de perguntas, estimula a reflexão/ação diante do processo de aquisição do conhecimento, possibilitando que a criança construa sua aprendizagem.
Nesse espaço de tempo, mediante atividade prática, com os conhecimentos em construção, os estudantes discutiram suas hipóteses e conclusões sobre os diferentes tipos de solos e sua permeabilidade.
Após essa etapa, foi estabelecida uma relação com a área de Linguagens (trabalho interdisciplinar), por meio do estudo do gênero de foco do bimestre: o relato. Em Língua Portuguesa, as crianças estudaram a estrutura composicional do gênero e sua função social. A intenção pedagógica é ajudá-los a compreender como esse gênero, em específico, apresenta-se nas situações comunicativas. Com este objetivo, foram orientados a produzir um relato sobre o estudo do solo e as suas aprendizagens.
O desenvolvimento da habilidade de observação e o trabalho interdisciplinar, possibilitou a partir do primeiro momento uma postura mais ativa na construção do conhecimento, colocando-os como sujeitos protagonistas; e do segundo, uma articulação entre as áreas do conhecimento, o que trouxe mais significado ao processo de aprendizagem, uma vez que conseguiram estabelecer relações entre as diferentes áreas do saber.
Quantas aprendizagens foram apreendidas ao longo dos bimestres… e o ano ainda não terminou!