Educação Infantil

Um pouco da história da Educação Infantil no Colégio Santa Maria

75 anos de infância bem vivida, conectada à natureza e com direito a uma aprendizagem integral para que a criança viva intensamente cada dia na escola

Autoria: Elizabeth Nishiyama Muniz – Professora do Jardim II

“O interesse da criança por formas, sons, gestos, afazeres, cores, sabores, texturas, assim como suas perguntas sem fim, sua vontade de tudo agarrar e examinar, e seu amor às miniaturas que comportam o grande em menor tamanho, pode ser traduzido por um desejo de se intimar com a vida. Esse desejo embrenha a criança nas coisas existentes. É um intimar para conhecer, pertencer, fazer parte, estar junto daquilo que a constitui como pessoa” (PIORSKI, 2016, p.63).

Ao longo dos 75 anos do Colégio Santa Maria, várias transformações aconteceram no que diz respeito ao uniforme e construções de novos espaços. Mas permanece o legado de Padre Moreau como compromisso de uma formação integral dos estudantes, expressa por meio do Projeto Político Pedagógico do CSM: “A mente não será cultivada às custas do coração”, com a missão de formar indivíduos autônomos, responsáveis, críticos, compromissados com os valores de justiça e solidariedade, e capazes de exercer um papel significativo na vida social  futura.

Em 1948, as Irmãs da Santa Cruz iniciaram três projetos educacionais: um curso de cunho cultural para moças da classe alta daquela época, uma escola para crianças menos favorecidas e uma Pré-Escola, que ao longo de sua história tem se proposto a garantir uma educação de qualidade e a desenvolver valores éticos essenciais na formação da pessoa, seguindo os princípios filosóficos e pedagógicos de Padre Moreau.

A expressão “educação pré-escolar”, utilizada no Brasil até a década de 1980, expressava o entendimento de que a Educação Infantil era uma etapa anterior, independente e preparatória para a escolarização. Com a inclusão da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2018, mais um importante passo é dado nesse processo histórico de sua integração ao conjunto da Educação Básica.

COMO É HOJE A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CSM

Composta pelas turmas do Infantil (2 a 3 anos), Jardim I (3 a 4 anos), Jardim II (4 a 5 anos) e Pré (5 a 6 anos), a Educação Infantil do CSM tem a missão de garantir os direitos de aprendizagem das crianças, assegurados pela BNCC: conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se. Além disso, realizamos assembleias e “roda de coração” para vivenciar a mediação das frustrações, a resolução de conflitos, a regulação das emoções e jogos para desenvolvimento da atenção plena.

Na maioria das vezes, a entrada da criança na Educação Infantil é o primeiro vínculo social, além da família. O acolhimento das crianças acontece de maneira afetiva, amorosa. Planejamos espaços com contextos para interagir, brincar, imaginar, experimentar em meio à natureza: Praça da Amizade, corda do Tarzan, bosque, parques…

Gradativamente, os vínculos são formados por meio das expressões de afeto entre professores, crianças e famílias, respeitando o tempo de cada uma. Pois o tempo da criança não é o mesmo do relógio. É o tempo de cada um, para observar, contemplar, sentir, investigar, favorecendo o fortalecimento de vínculos…Isso porque nós acreditamos que sem vínculo afetivo não há aprendizagem!

“Não se pode falar de educação sem amor” (Paulo Freire).

Por meio das interações sociais, investigações em meio à natureza e do projeto que nasce do interesse de cada turma, lançamos propostas com objetivos pedagógicos, de acordo com os Campos de Experiência da BNCC, princípios e compromissos do Colégio, priorizando experiências socioemocionais, afetivas, motoras e cognitivas. Organizamos tempos, espaços e experiências que garantam os direitos de aprendizagem das crianças. Uma conexão entre vivências de oralidade, corporeidade, brincadeiras com ampliação do acervo cultural, a fim de desenvolverem os sentidos, a imaginação por meio de jogos simbólicos, num espaço que convida as crianças a vivenciarem desafios, a resolvê-los e a aprender em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo, construindo identidade, autonomia e responsabilidade social e planetária.

Oportunidades de estarem com seus pares e em grupos multietários para celebrarem diferentes culturas, permeando a paz para uma infância bem vivida!

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