Crianças da Primeira Infância participam de campanhas para eleger uma mascote sustentável!
Autoria: Eliane Lima – Orientadora Pedagógica da Educação Infantil
“Uh, uh, uh… Votem no tatu! Eza, Eza, Eza… Protetor da natureza!”
“Ha, ha, ha… O Aquasonic vai ganhar!”
Antes de contar sobre as plenárias nas salas, de falar a respeito das campanhas eleitorais na quadra da escola e no dia da eleição da “mascote”, é preciso narrar o antes (passado), para compreender o agora (presente) e entender o que está por vir (futuro). O antes (de Chronos, tempo quantificado) foi março, quando as crianças da Educação Infantil plantaram na horta. Plantaram para cuidar, ver germinar e, durante o encantamento da vida nova, até a chegada da colheita, desenvolverem a percepção de que a natureza é um presente divino. E atravessadas pelo conhecimento vivo, vivenciado no compromisso de zelar e preservar, como diz Severino Antonio (educador do Instituto Alana), entenderem o que significa cuidar com amor… Cuidar de si, do outro e da nossa morada comum.
Desta forma, desconectando-se de Chronos, viveram o agora, o Aión, o tempo da intensidade, da inteireza, do envolvimento e entrega. Entre os meses de abril, maio, junho e agosto, as turmas acompanharam o crescimento da vida em cada hortaliça, legume e verdura.
Num movimento orgânico, natural e próprio da faixa etária, as crianças foram inundadas por experiências de um espaço social de relações cidadãs, de acolhimento, escuta, atenção e autoria; uma conexão entre o mundo, o tempo dos sentidos, do afeto, da interação, de comunicar formas mais humanizadas de conhecer coisas materiais, imateriais e naturais.
Desta forma, a cada berinjela colhida, a cada preparo de uma culinária sustentável, como sopa de “talo de brócolis e couve”, com os olhos, o tato e a pele que reveste o corpo, as crianças refletiram sobre a constituição do mundo, trataram da fome, pensaram sobre os que nada têm, falaram da paz e da guerra, conversaram a respeito da poluição, desmatamento, mudança climática… Viveram aprendizagens de empatia, cidadania e democracia. E, indo em direção ao que estava por vir, encontraram Kairós, o tempo que chega sem hora marcada, que convida a viver a vida com plenitude, deslumbramento e contágio.
Contágio que fez brotar a ideia de uma mascote sustentável com a missão de evidenciar a preocupação com nossa morada. Assim, diante dessa urgência planetária (Pacto Global), as crianças do Infantil ao 1º ano se reuniram em plenárias, campanhas, fizeram passeatas… Seguiram até as urnas eletrônicas para, num exercício cívico e cidadão, escolherem o candidato que representasse esse compromisso. Percurso de informação e transformação, de compreensão do que significa ter poder de voto, de escolha, de melhora na qualidade de vida e de exercício da cidadania.
Por fim, transitando entre os tempos, fizemos de conta, brincamos, imaginamos… Notamos que a infância não é apenas uma questão cronológica: a infância é uma condição de experiência, de direitos e celebração à democracia.
Saiba mais!
Fundado em 1994 na zona leste de São Paulo, o Instituto Alana é uma organização sem fins lucrativos, de impacto socioambiental, que busca a garantia de condições para a vivência plena da infância e um mundo mais justo, inclusivo, igualitário e plural.