Com o tema Pela Lente do Tempo, contamos 75 anos de História, Colégio Santa Maria realiza um de seus maiores eventos anuais demonstrando o poder de uma educação comprometida com a sociedade e alinhada aos novos tempos
Alessandra Seidenberger – Departamento de Comunicação do Colégio Santa Maria
Contar 75 anos de história não é uma tarefa fácil! São tantos projetos e tantas ações que é grande a ansiedade de relatar o que foi a edição da Semana Padre Moreau 2023.
Não temos a pretensão de abranger todo o evento em uma única reportagem, até porque é impossível! Mas vamos dar a você um panorama desta semana agitada, produtiva e impactante, sob todos os pontos de vista. E, com certeza, você já visualizou parte do evento em nossas redes sociais!
Concurso de fotografia – 6º ao 9º ano
Sustentabilidade e a questão da fome foram temas centrais nos projetos apresentados, além de fazerem parte do trabalho pedagógico do Santa Maria ao longo de todos esses anos.
Uma homenagem à Sister Diane pelos alunos do Ensino Médio aconteceu do lado de fora do prédio Santa Cruz, com a atenção de todas as turmas. A diretora do CSM plantou uma muda de pau-brasil em um momento solene com o aluno Henrique Lima, vestido a caráter, e tocando música clássica.
A fome no Brasil (de todos os tipos) foi amplamente debatida no Ensino Médio, após a exibição do documentário O que nos espera, sobre a atuação do Padre Júlio Lancellotti durante a pandemia, quando ele e sua equipe de voluntários saíam às ruas para alimentar e acolher moradores sem teto. O diretor do curta, Bruno Xavier, esteve presente para o debate com os alunos e a equipe pedagógica, ao lado da escritora Helena Silvestre, autora do livro Notas sobre a Fome, indicado ao Prêmio Jabuti, de Literatura.
“Quero deixar essa semente de que essa história é sobre alguém que é fiel à sua luta”, disse o diretor Bruno Xavier, se referindo ao Padre Julio, que tem 40 anos de trabalho com a população em situação de rua.
Bruno Xavier
Todas as ações da Semana Padre Moreau foram elaboradas para serem dinâmicas e interativas com o público visitante, por meio de jogos, quizzes, apresentações e atividades diversas, tanto no mundo físico quanto no virtual; uma combinação de resgate do passado, cultura, arte e inovação tecnológica. Teve até metaverso nas apresentações, mas continue aqui conosco, que chegaremos lá!
ENTRE, A CASA É SUA!
Esta casa, reproduzida pelas turmas do 6º ano em uma sala de aula, tinha seis cômodos. A iniciativa de reprodução de uma casa interativa faz parte do projeto Orçamento Familiar, que traz à pauta a educação financeira. A ideia foi criar um jogo com notas simbólicas de dinheiro em que os jogadores precisavam administrar os ganhos (e algumas perdas) e conseguir chegar até o final do percurso com as contas fixas (luz, água, aluguel etc) pagas. Se isso não acontecesse, as famílias teriam que decidir quais contas deixariam de pagar, se fariam um empréstimo ou se ficariam no “vermelho”. Decisão difícil!
Assista ao vídeo produzido pela professora Melissa Ferronato, de Língua Portuguesa, e repare nos detalhes da “construção”. Os alunos foram geniais!
Os gastos com moradia foram objeto de pesquisa dos alunos durante o semestre, para que eles pudessem ter contato com pessoas que vivem com um orçamento apertado para pagar todas as contas. “A gente mostra para os alunos uma realidade completamente diferente da realidade deles, que ficaram admirados em saber que uma família pode não ter como pagar pela conexão de internet, por exemplo”, explica a professora Ana Carla Cavalcanti, de Matemática.
Falando em economia, indo lá para o Menino Jesus, na Educação Infantil, as crianças participaram de uma feira de trocas (economia circular), junto com as famílias, como um exemplo de que é possível desapegar de alguns objetos. Eles levaram livros, roupas e brinquedos para trocarem entre si.
As hortaliças plantadas na horta do Santa e as peças artesanais produzidas pelas próprias crianças foram vendidas a preços simbólicos na feira sustentável da Educação Infantil. Teve até um pai de aluno que pegou o microfone e foi anunciando os produtos para o público. É o primeiro ano dele como pai do Santa Maria, o que demonstra um engajamento com as atividades do colégio. “Todo sábado que tem atividade a gente está aqui”, disse o administrador de empresas Valmir Pascarelli, pai de aluno da turma do Infantil, que foi “feirante por um dia” no evento.
HISTÓRIAS DE VIDA
A valorização dos profissionais e colaboradores do Santa Maria é bastante conhecida da nossa comunidade. Nesta edição da Semana Padre Moreau, as turmas do 2º ano entrevistaram funcionários dos mais variados setores para conhecer sua história com o Colégio e produzir uma narração.
Toda a captação de imagens e áudio foi apresentada para as famílias no thinglink, uma ferramenta para criação de mídias interativas. Se você não passou pelo prédio São José no evento, clique aqui neste link, faça um passeio pelo CSM e conheça alguns dos nossos funcionários que trabalham nos bastidores.
https://www.thinglink.com/scene/1758144766693868197
Uma outra história a ser “explorada” é a de Sister Diane, que completou 50 anos de sua chegada ao Brasil. O 3º ano fez uma homenagem na sala da professora Patrícia Almeida, com a Sister e as famílias presentes.
Um vídeo gravado pela diretora do Santa Maria com respostas a uma série de perguntas das crianças, revelou muitas curiosidades sobre sua vida, infância, escolhas, vida religiosa, hobbies, gostos etc. Alunas e alunos caracterizados “interagiam” com o telão, num movimento sincronizado entre as perguntas que eram feitas ao vivo e as respostas gravadas.
Pausa para a foto!!
Uma das declarações da Sister Diane foi a de que a chegada das Irmãs da Congregação da Santa Cruz ao Brasil passou por muitos desafios, sobretudo porque na década de 1970 o país enfrentava o Regime Militar. A missão de educar para que os estudantes desejassem mudar aquela realidade, fazia parte da visão do CSM.
Por falar na época do Regime Militar, o arcebispo de Olinda e Recife Dom Helder Câmara (1909-1999), defensor dos Direitos Humanos durante aquele período no Brasil, foi representado na peça O Avesso do Claustro, da Cia do Tijolo, no auditório do Santa Maria. O espetáculo foi trazido pela equipe do Ensino Médio, no mesmo dia em que foi exibido o documentário sobre o Padre Julio Lancellotti.
TECNOLOGIA SEM MISTÉRIOS
O 7º ano entrou no mundo virtual com o uso do Metaverso tendo o continente africano como pano de fundo. O projeto África Brasil, que existe há 10 anos, se inicia com a leitura do livro Contos de Moçambique, explorado nas aulas de Língua Portuguesa e História.
“Esse ano eu propus uma linguagem nova como suporte para abrigar esses trabalhos. Essa linguagem nova é o Metaverso. Neste contexto, os alunos deixam de ser espectadores para serem proponentes”, explica a professora Maria Carolina Biscaia, de Língua Portuguesa.
Os trabalhos foram desenvolvidos na sala Hub com a supervisão do Núcleo de Educação e Tecnologia da Informação (NETi). “Nós fizemos os avatares dos alunos e eles ambientaram as salas virtuais com os temas africanos. Foi uma transposição das histórias dos contos de Moçambique e a contação oral dessas histórias para valorizar as narrativas típicas do continente africano”, conclui a educadora.
Entre neste mundo você também!
Como todo o trabalho pedagógico do CSM é interdisciplinar, este também teve a participação de Artes e Educação Física desde o começo do ano, expressados na nossa Festa Junina por meio da pintura e da dança; todos os trabalhos dos dois componentes foram incluídos no ambiente do Metaverso, apresentado às famílias na Semana Padre Moreau.
A aluna Laura Halitski, 13 anos, apresenta com domínio a ambientação nas salas virtuais. “Foi uma tarefa muito difícil porque é uma coisa muito nova, mas o que eu achei mais interessante foi conseguir entender a importância desse projeto”, afirma a estudante.
FUZZY BITS E SUSTENTABILIDADE
A questão da sustentabilidade e das energias renováveis e não-renováveis ganhou destaque entre as turmas do 5º ano. Os alunos fizeram uma maquete com sistema de energia solar fotovoltaica usando os Fuzzy Bits; são conectores coloridos, sendo que cada um deles tem uma função específica para criar circuitos eletrônicos.
“Eles construíram a maquete simulando algumas áreas do Colégio, onde existem placas de captação de energia solar”, explica a professora Simone Machado. O projeto reforça o compromisso do CSM com a inovação e a educação ambiental.
VAMOS COLETAR SEMENTES?
As crianças e as famílias do 1º ano participaram de uma oficina de pintura de casas de passarinho.
Tudo começou com a coleta de sementes, uma ideia das próprias crianças. As frutas que elas levam para o lanche foram usadas em uma ação sustentável. Elas começaram a coletar essas sementes e plantar na janela da sala de aula. Muitas frutas já nasceram.
Mas onde entram as casas de passarinho?? “A gente está cultivando tudo aqui na janela, mas depois a ideia é aumentar o pomar do Colégio. Com o pomar, queremos mais vida, por isso fizemos as casinhas de passarinho. Nossa intenção é atraí-los para o ambiente do colégio e, principalmente, que eles permaneçam no bosque”, explica a professora Rita Lázaro.
Já que estamos falando de alimentos saudáveis, vamos lembrar que existe uma gama de produtos industrializados que não chegam nem perto do quesito saúde. Por essa razão, lá no 6º ano, um corredor repleto de painéis com embalagens de tudo o que você possa imaginar, mostrava a quantidade de açúcar de cada biscoito, suco de caixinha, chocolates, achocolatados etc.
Este é o NutriSer, um projeto de Ciências, Matemática e Língua Inglesa, que consiste em calcular a quantidade de açúcar presente nesses alimentos. Para se ter uma ideia, aquelas torradas multigrãos, que parecem ser “fit”, contém 32% de açúcar. Essa é uma conscientização de extrema importância para as crianças, que após esse trabalho, começam a adquirir hábitos mais saudáveis; sem contar que os produtos in natura contribuem com o meio ambiente, já que não são vendidos em embalagens plásticas ou de alumínio, como os alimentos industrializados.
“O objetivo desse trabalho é promover um consumo consciente. Não significa deixar de consumir açúcar, mas saber quais são as consequências do que o consumo excessivo pode causar no nosso organismo”, conclui o professor Simei Ribeiro de Souza, de Ciências.
Ainda na esteira da sustentabilidade, a 2ª edição do Santa Under, projeto de empreendedorismo do 9º ano, trouxe os “novos empreendedores” deste ano para apresentar suas empresas e respectivos projetos à banca de investidores fictícios, representados pelos professores da série: Mara Regina Gomes, de Inglês, Vitor Campos Silva, de Educação Física, e Rodrigo Valente, de História.
Grupos de alunas e alunos desenvolveram soluções sustentáveis com o conceito ESG, se apresentaram e responderam à banca examinadora, tanto em português quanto em inglês. “A gente teve que aprender sobre todos os departamentos da empresa para poder se preparar para as perguntas”, disse Maria Clara Martins, da empresa Lix, vencedora desta edição.
O grupo da estudante apresentou o projeto de uma lixeira que faz a separação do lixo orgânico e reciclável. “A nossa proposta era para que a empresa também fizesse a ‘ponte’ entre as ONGs e o comprador da lixeira, para que o lixo não fosse descartado incorretamente”, completa Maria Clara.
ESPIRITUALIDADE DE PADRE MOREAU
O 6º ano apresentou as seis características da espiritualidade de Padre Moreau: família, hospitalidade, zelo, fidelidade, compaixão e providência. O professor Jean Farias, de Ensino Religioso, trabalhou cada uma dessas características com as turmas. Uma sala interativa foi montada e decorada com tecidos de diversas cores e uma pomba branca, símbolo do Espírito Santo, no teto.
“Os alunos produziram vídeos explicando essas características porque não existem vídeos que falem sobre Padre Moreau. Eles também entrevistaram a Sister Diane falando sobre a vinda das Irmãs da Santa Cruz para o Brasil, que chegaram aqui para colocar em prática essa espiritualidade, que hoje forma cidadãos éticos e solidários. Esse material ficará no acervo do Santa Maria”, disse o professor Jean.
DETETIVES EM AÇÃO
Quem não gosta ou não se lembra do jogo Detetive e todo aquele suspense que o envolve?
Com as turmas do 8º ano, foi mais emocionante! Fechados em uma sala escura e ambientada para provocar um clima de suspense, cada grupo de participantes tinha que desvendar o enigma criado pelos alunos. A construção do jogo começou nas aulas do professor Tiago Fernandes de Souza, de Língua Portuguesa, a partir da leitura do livro Sherlock Holmes -Um Estudo em Vermelho.
A diferença aqui foi que os próprios participantes representaram as peças do tabuleiro. Como todos os projetos apresentados, o Detetives em Ação envolveu mais de um componente curricular, neste caso, a área de Linguagens, que abrange Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Educação Física e Artes.
“Na construção do projeto, os alunos tinham uma linha a ser seguida com temas diversos, entre eles, os 75 anos do CSM. Eles participaram de cada processo, da montagem e da desmontagem das salas. Nós demos o direcionamento, mas o trabalho foi totalmente autoral”, completa o professor Ricardo Borduchi, de Educação Física.
CONCURSO DE REDAÇÃO, UM SUCESSO ABSOLUTO
Com o auditório lotado, a cerimônia de premiação do 4º Concurso Interno de Redação para estudantes do 6º ao 9º ano foi um show à parte. O tema escolhido para este ano, “Os Tesouros que o Tempo Traz”, foi selecionado por ocasião dos 75 anos do CSM, e dividido em duas categorias: conto de aventura e crônica narrativa.
O objetivo era valorizar a passagem do tempo com toda a riqueza de experiências, aprendizagens, amizades, memórias, tristezas e alegrias trazidas por esta passagem.
O resultado não poderia ser mais emocionante! Entre um estudante e outro, nomeados pelos professores de Língua Portuguesa, textos carregados de emoção eram lidos por seus autores e exibidos no telão sob ouvidos e olhares atentos de todos os convidados, colegas e coordenação pedagógica. Nada menos que 173 alunas e alunos se destacaram nesta competição e receberam medalhas de bronze, prata e ouro em reconhecimento ao seu talento literário e esforço.
“Saber estruturar as ideias em um texto tornou-se uma necessidade para quem intenciona ingressar em boas universidades e no próprio mercado de trabalho, na medida em que a produção autoral escrita vem progressivamente, ganhando maior espaço nos processos seletivos”, diz Marcia Rufino, coordenadora da área de Linguagens do Ensino Fundamental II do CSM.
Parabéns, meninas e meninos! Vocês foram gigantes!
E como o assunto aqui é Linguagens, como não falar da Feira de Livros promovida pela Biblioteca Padre Moreau?
Além dos estandes com centenas de títulos para todos os gostos e idades, painéis de fotos com cenas antigas recriadas pelo 2º ano foram expostos no centro do ginásio esportivo, decorado com uma máquina fotográfica gigante sobre a exposição, e um totem da Sister Diane, cujo hobby é a fotografia. A responsável por toda essa apresentação é Tauany Pazini, bibliotecária do CSM, que trouxe diversos autores para autografarem suas obras.
O Colégio Santa Maria continua a liderar o caminho, capacitando seus alunos a explorarem e a abraçarem novas tecnologias enquanto mantém firme o compromisso com a educação interdisciplinar e a sustentabilidade. A Semana Padre Moreau é uma celebração da criatividade, do aprendizado significativo e da preparação de jovens para um mundo em constante evolução, com valores e princípios de solidariedade, igualdade, justiça e cidadania.
Ano que vem tem mais!!!
Escritora Nivea Salgado
Escritor Fernando Couto Magalhães