Mães e pais desenhando sentados nas carteiras da sala de aula: mais do que um desafio, uma maneira de colocá-los “do outro lado” com um objetivo bem definido.
Autoria: Roberta Osiro – Professora do 2º ano do Ensino Fundamental
Desde que iniciamos o ano letivo, temos a consciência de que alunos e familiares trazem “na bagagem” expectativas e dúvidas do que vem pela frente…
Como será a nova série? Como serão as aulas e a rotina? E a professora? Meus amigos estarão na mesma turma? Será que vai ser mais difícil? E as avaliações?
Para responder a essas e outras dúvidas, as reuniões do 2º ano foram preparadas com o objetivo de apresentar a proposta de trabalho da série, envolvendo e acolhendo as famílias no processo acadêmico de seus filhos.
Para iniciar a reunião, contamos com a participação dos familiares para saber o que, de fato, eles esperam da nova série.
Ao observar o esquema formado pelas colocações do grupo, pudemos tranquilizá-los, pois suas expectativas correspondem ao trabalho que será desenvolvido ao longo do ano aqui no Santa Maria.
Para exemplificar o cotidiano da sala de aula e a preocupação com as intervenções e acompanhamento individualizado, propusemos uma dinâmica onde os pais foram convidados a desenhar um “monstro” seguindo um passo a passo orientado pela professora.
Todos receberam as mesmas orientações, mas cada um levou um tempo para produzir e caracterizar sua personagem e, ao final, cada monstro era singular e único! Nosso propósito foi demonstrar aos pais que, ao longo de todo trabalho desenvolvido na série, cada aluno terá seu tempo respeitado e que suas conquistas serão únicas.
As turmas também tiveram uma tarefa importante e ajudaram na preparação da reunião de pais. Passado o processo de adaptação ao novo prédio (Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental ficam em outra área do Colégio), professores e rotina, meninas e meninos foram convidados a assumirem um compromisso com a série para superar os desafios que estão surgindo nesta nova caminhada. Esse compromisso foi escrito e apresentado aos familiares na reunião; os pais foram convidados a registrar como poderão ajudar seu filho (a) a conquistar este compromisso ao longo do ano.
Foi uma “troca” fundamental, que trouxe segurança para os alunos de que eles poderão contar com o apoio necessário para realizarem grandes conquistas ao longo do ano. Constatamos a cada encontro que a parceria aluno-escola-família, que nasce a cada ano, se fortalece nas reuniões pedagógicas.