Musical produzido pelos estudantes do 3º ano encerrou 2022 com chave de ouro e mostrou a importância das diferentes linguagens para a formação acadêmica e pessoal dos alunos
Autoria: Alessandra Gomes, Andrea Batista, Cintia Kaori, Cleber Teodoro e Patricia Almeida, equipe de professores do 3º ano do Ensino Fundamental
As aulas de diferentes componentes curriculares no 3º ano do Ensino Fundamental caracterizam-se pelo desenvolvimento e aprimoramento de habilidades essenciais para que o aluno possa se expressar e compreender o mundo que o cerca com olhar empático, crítico e criativo.
A busca pelo conhecimento perpassa diversas atividades que os alunos reconhecem em seu cotidiano, como o uso da Língua Inglesa, pois as aulas promovem a integração das habilidades do idioma de forma natural e contínua. Os alunos usam o idioma para fazer solicitações do cotidiano, praticam em casa juntamente com os familiares o que foi aprendido em sala de aula e assistem a vídeos curtos, o que os leva a compreender o uso de expressões em situações reais.
Nas aulas de Educação Física, a linguagem corporal é compreendida e utilizada como forma de expressão, isto é, gestos e movimentos, seus significados, suas técnicas e táticas. Sendo assim, durante o ano de 2022, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, vivenciar, experimentar e aprofundar conhecimentos sobre elementos da cultura corporal de movimento (esportes, jogos, danças, lutas e ginásticas).
Ao se expressarem através dessas práticas, foram inseridos projetos de grande valia, como as Sextas-feiras Esportivas, Dança da Festa Junina (Tema: Mato Grosso/Pantanal) e Apresentação de Encerramento do Ano (projeto interdisciplinar da área de Linguagens e Códigos).
O Musical
No final do ano letivo, os estudantes participaram do Musical “Vai ficar tudo bem!”, idealizado pela professora de Música, Alessandra Gomes, e abraçado pela equipe de professores.
O envolvimento das turmas no projeto foi indiscutivelmente positivo. Um telejornal como carro-chefe do musical, apresentando seus futuros jornalistas, repórteres, entrevistados, contra-regras, maquiadores, produtores de som, diretores de cenas e demais profissionais da área. O musical foi um sucesso!
Baseado nos diversos assuntos estudados durante o ano, o musical apresentou uma composição das diferentes linguagens e vivências que marcaram o retorno dos alunos pós-pandemia.
Os estudantes do 3º ano A apresentaram o jornal de forma lúdica, espontânea e divertida. Participaram de todo processo de planejamento de cenas, gravações, cenários, vestuário e, além disso, marcaram presença na coreografia da música indígena Pãvê Jajerojy.
A gravação no estúdio também contou com a presença das crianças do 3º C, que defenderam as políticas públicas a partir da leitura do livro “A cidade politicamente correta”, de Elisabete da Cruz. A personagem “Culturina” foi entrevistada e contou que as crianças de Fraterna elaboraram um plano de ajuda envolvendo moradia, educação para os filhos dos moradores, cuidados com a saúde e emprego. Dessa forma, estabeleceram um papel fundamental na sociedade. Os alunos entenderam que vale a pena cada um fazer a sua parte para viver em um mundo melhor.
Em parceria com as aulas de Artes, essa turma também realizou a reportagem sobre a cultura africana a partir da confecção de máscaras experimentando diferentes formas de expressão artística com a utilização de materiais sustentáveis. A professora Edvânia foi entrevistada pelos repórteres diretamente da sala de Artes do colégio esclarecendo como a cultura africana foi fundamental para a formação do povo paulistano.
Foi uma verdadeira festa no auditório quando alunos e familiares performaram juntos a dança africana ao cantarem a música “Kusimama”.
Os apresentadores do jornal deram continuidade ao programa falando sobre o cuidado com o meio ambiente representado pela cultura mato-grossense. Para isso, o 3º ano B desempenhou, assim como na Festa Junina, o rasqueado com tanto entusiasmo que a emoção e a alegria dos tuiuiús tomaram conta do auditório, novamente.
Não seria possível falar de meio ambiente sem citar a sustentabilidade. Assunto tão explorado nos quatro cantos do colégio, também foi tema da Semana Padre Moreau. Os alunos dessa mesma turma responderam em inglês à entrevista solicitada e mostraram dinamismo e compreensão do idioma.
Ao comando da professora de Cíntia, de Inglês, cantaram “You’ve got a friend in me” expressando a amizade que deve existir entre as pessoas.
O programa contou também com a participação do 3º ano D, entrevistando a personagem Lucia, do livro Mamma Mia, de Ricardo Dreguer, em que ela conta como foi a vinda da família italiana para as lavouras de café de São Paulo.
Já as crianças do 3º E deram continuidade ao programa dançando com seus pandeiros coloridos a música “Funiculi funiculá”. Foi uma animação só!
Por fim, o espetáculo foi encerrado com a música “Maria Maria”, de Milton Nascimento, dirigida pela professora Alessandra Gomes. A mensagem desse momento deixou evidente que as aprendizagens foram realmente significativas e que todos nós devemos ser PORTADORES DE ESPERANÇA.