O ensino de idiomas demanda diferentes formas de fala e leitura para que o aluno desenvolva uma melhor compreensão da língua e também da cultura local. Aqui relatamos atividades que envolveram rimas e trava-línguas nas aulas de Inglês do 2º ano do Fundamental.
Autoria – Eduardo Parrucci, professor de Inglês do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental
Com um ano tão atribulado como 2020, houve a necessidade de mudar paradigmas e repensar a forma de lecionar. Por conta da relação à distância com os alunos, foram grandes os desafios para manter o vínculo e o interesse nos temas abordados, mas tudo isso também tornou possível inovar e criar atividades que favorecessem a aprendizagem, ainda que de forma remota.
Foi com essa ideia em mente que os alunos do 2º ano desenvolveram um projeto sobre rimas. Com o auxílio de leitura complementar, áudios, vídeos e assessoria do professor, trabalharam a oralidade de uma forma lúdica, que os animou a elaborar ou ler rimas em inglês, descobrindo em outro idioma as possibilidades de ritmo e cadência na fala.
Durante o ano, a oralidade foi trabalhada por meio de rimas e trava-línguas, desafiando os alunos a melhorarem sua leitura e pronúncia. Após leitura de “ABC”, de Dr. Seuss, eles prepararam vídeos e áudios lendo as rimas contidas no livro com o intuito de aprimorar a fluência leitora e também mostrar seu desempenho aos colegas.
Veja aqui como alguns dos nossos estudantes se saíram: