Metodologias Ativas

Vivência e pesquisa de campo virtual

Você sabia que a maior metrópole brasileira abriga um polo de produção agrícola? Conheça um pouco dessa história, estudada pelas turmas do 7º ano.

Autoria: Caroline Mieko (Ciências), Lucas Marchezin (História), Luciano Marinho (Geografia), Raquel Guirado (Arte) e Samuel Paiva (Ciências), professores do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Maria.

Os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental do Santa Maria trabalharam o projeto interdisciplinar “Vivência e Pesquisa de Campo Virtual – Espaço Agrário – Conhecendo o Polo de Produção Agrícola Parelheiros – Marsilac”, que surgiu como uma alternativa pedagogicamente viável em substituição aos tradicionais estudos do meio, suspensos em razão da pandemia.

Para compreender as características e transformações ocorridas no espaço rural da porção sul da capital paulista, o projeto foi criado para analisar o processo de produção de pequenos e médios agricultores no espaço metropolitano de São Paulo. Uma região de significados históricos, que busca cotidianamente manter, por meio da atividade rural, seus costumes e suas tradições.

Etapas do projeto

  • Pré-campo: apresentação e investigação das características gerais do Polo de Produção Agrícola Parelheiros – Marsilac. Esta etapa foi encerrada com uma vivência no auditório do Colégio, em que as turmas tiveram a oportunidade de conversar e trocar experiências com o guia turístico da região Lucas Duarte, a produtora de orgânicos Roseilda Duarte e o representante Guarani Olívio Jekupé. Todos trouxeram ricas informações e muitas curiosidades sobre a história da região, características naturais e formas de produção e ocupação do solo. E nossos estudantes, claro, colheram muitas informações para as etapas seguintes.

   

  • Campo: nesta etapa, os estudantes visitaram a região do polo de produção por meio de um tour virtual ao vivo, através do programa Google Earth e conduzido pelo guia turístico Lucas Duarte, com intervenções dos professores envolvidos no projeto. Os estudantes interagiram com perguntas em tempo real por meio dos dispositivos disponibilizados pelo Colégio (tablets e chromebooks).

  • Pós-campo: após toda experiência e aprendizado proporcionado nas etapas anteriores, iniciamos a produção de uma coleção de e-books em oito volumes com o tema Caminho dos Alimentos, que foi apresentada a uma banca julgadora que “representou” a FAO, braço da ONU – Organização das Nações Unidas – para a Alimentação e a Agricultura. Composta por membros da Biblioteca e do NETi, a comissão fez uma análise cuidadosa dos trabalhos e aprovou a produção dos estudantes.

Assista ao vídeo e conheça um pouco mais sobre o projeto.

https://photos.app.goo.gl/bSHFgUiTutCJn1PS6

Você também pode se interessar
Tags: interdisciplinaridade

Posts similares