Educação Infantil

A força da confiança transforma o aprendizado de uma criança

A força da confiança transforma o aprendizado de uma criança

Cada gesto, cada passo e cada descoberta moldam a jornada de uma criança. Mas o que realmente impulsiona sua coragem para enfrentar os desafios é a confiança – um laço invisível que entrelaça segurança, incentivo e crença no potencial dela.

Gisele Costa – Professora do Pré

Desde os primeiros passos da criança, o mundo é um lugar imenso, repleto de desafios. As mãos ainda pequenas ajustam a forma de pegar no lápis, os pensamentos correm mais rápido que os gestos. Não é uma tarefa fácil. Mas quando uma criança percebe que tem um olhar de confiança voltado para ela, os desafios deixam de ser barreiras e passam a ser caminhos.

O aprendizado de uma criança não se mede apenas em conteúdos acadêmicos. Ele se revela nos olhos brilhantes diante de uma descoberta, na alegria de compartilhar algo novo que aprendeu na escola e, principalmente, na coragem de tentar outra vez quando algo não dá certo.

Mas, para que essa coragem floresça, é preciso que a criança sinta algo fundamental:  “existe alguém que acredita nela”. Pois, quando alguém confia em nós, nasce uma força que nos impulsiona a seguir adiante. A confiança recebida se transforma em coragem.

A palavra “confiar” tem uma origem etimológica relacionada ao verbo “fiar”, que significa tecer fios, entrelaçar. Assim, “confiar” pode ser entendido como fiar com, ou seja, tecer algo junto com o outro, criar um laço forte, um vínculo que sustenta e dá segurança.

Por isso, acreditar na criança é estar presente e ter participação ativa no processo de aprendizagem dela. É valorizar suas tentativas, ajudá-la a perceber sua própria evolução e mostrar que errar é natural e faz parte do desenvolvimento.

Piaget enfatiza que a aprendizagem acontece quando a criança interage com o mundo e constrói seu conhecimento por meio da experimentação e descoberta. Para que isso ocorra, é essencial que ela tenha um ambiente seguro e encorajador, onde possa testar hipóteses sem receio do erro. A confiança é um elemento central nesse processo, pois permite à criança explorar e aprender ao testar hipóteses.

E é aí que mora o poder da confiança: ela age como uma mola propulsora, dando impulso para ir além. Quando uma criança sente que há quem acredite nela, sente-se capaz e fortalecida. A confiança recebida se torna combustível para a superação e o desejo de aprender.

Quando a criança encontra incentivo e segurança, sente-se livre para arriscar, experimentar e explorar o mundo ao seu redor. E, ao perceber que há alguém ao seu lado dizendo “eu acredito em você”, sua aprendizagem se transforma; seu olhar brilha com cada descoberta, sua voz ganha força ao compartilhar o que sabe e seu desejo de aprender se amplia, pois entende que seu percurso é valorizado e que sua aprendizagem tem significado.

Você também pode se interessar