Autoria: José Maurício Silva, Professor de Geografia do 6º ano do Colégio Santa Maria.
Você já pensou em delinear as fronteiras do nosso país, de norte a sul e de leste a oeste, usando um sistema de coordenadas geográficas, com valores aproximados, e ainda estimulando a compreensão do plano cartesiano?
Nesta atividade interdisciplinar, nossos estudantes dos sextos anos compreenderam que o plano cartesiano é usado para sistematizar técnicas de localização em um pressuposto plano, associando os quadrantes, desse plano cartesiano, aos quatro hemisférios da Terra, durante as aulas de geografia.
Nas aulas de matemática, nossos estudantes, mapearam a fronteira do Brasil, utilizando os elementos do mapa, compreenderam as coordenadas geográficas e associaram os quadrantes do plano cartesiano aos quatro hemisférios da Terra.
Foi uma atividade muito importante, especialmente elaborada pelas professoras Fabiana (Matemática), Ana Carla (Matemática) e pelo professor José Maurício (Geografia) para os nossos estudantes, que perceberam que as unidades curriculares se complementam e não estão isoladas.
A seguir, um pouco do que foi o nosso trabalho e alguns depoimentos.