Além dos Muros da Escola

A cultura jovem na cidade de São Paulo

Estudantes do 8º ano exploram diferentes regiões da capital paulista, em mais um Estudo do Meio.

Autoria: Luis Branco e Haroldo Bueno – Professores do 8° ano.

A formação de todo sujeito histórico está, necessariamente, conectada com a cultura de uma sociedade. Nossos alunos e alunas do 8º ano expressam cotidianamente esse processo em todas as suas dimensões: por meio dos seus corpos, falas e gestos, revela-se o consumo, a circulação, a produção e a reprodução da cultura contemporânea.  É com tal perspectiva, multifacetada, que o tema do projeto da série se estabelece – “Adolescência & Cultura” – tendo em vista uma série de proposições que permitem explorarmos as relações entre esses dois polos.

Mas, “será que todo jovem adolescente tem o mesmo cotidiano que o meu?”; “Por que há semelhanças?”; “Por que há diferenças?”; “Quais são os fatores sociais, econômicos e espaciais que influenciam a dinâmica cultural na cidade?” De que forma elas impactam a juventude? “Como a juventude se apropria do espaço urbano a partir dessas realidades?” Afinal, Como ela produz e consome cultura?” As aproximações junto ao universo dos adolescentes por meio das suas relações com a cultura encontram um terreno fértil quando se trata de pensarmos toda a sua diversidade.

Foi a partir dessas questões mobilizadoras que nossos estudantes foram convidados a se envolver na nova proposta de estudo do meio do 8º ano. Com ao tema “A cultura jovem na cidade de São Paulo”, alunos e alunas saíram a campo para as diferentes regiões da nossa cidade, com olhares e corpos voltados às perguntas levantadas, em busca de informações, sensações, experiências e histórias compartilhadas que pudessem oferecer caminhos para respondê-las.

Como preparação para o campo, nossos estudantes refletiram sobre suas próprias atividades e hábitos culturais na cidade, localizando-as espacialmente. A partir desse exercício, começaram a pesquisar sobre os bairros e espaços que seriam visitados na saída de campo, a fim de estabelecer comparações.

As saídas de campo, que aconteceram no mês de agosto, abrangeram todas as regiões da cidade de São Paulo: cada turma fez um itinerário diferente com o objetivo de investigar as atividades culturais da juventude e sua relação com as características econômicas e sociais da região.  Para isso, organizaram as turmas como em uma redação de jornal. Grupos se formaram para reportar as diferentes realidades visitadas: jornalistas, cronistas, fotojornalistas, ilustradores, entrevistadores: todos sabiam o que queriam capturar para a produção de matérias do jornal da sua turma.

Heliópolis, Vila Mariana, São Mateus, Praça Roosevelt, Ilha do Bororé, Freguesia do Ó, Vila Nova Cachoeirinha e Vila Madalena. Tantos lugares distintos que, vistos sob o olhar da cultura, apresentaram para os nossos alunos e alunas o verdadeiro caleidoscópio que é a cidade de São Paulo. O contato com o Cine Favela; a Associação Fernanda Bianchini; Slam Poesia; Break no Centro Cultural São Paulo; Coletivo São Mateus em Movimento; ONG Casa Ecoativa; Escola Estadual Professor Adrião Bernardes; Artistas e visitantes do Beco do Batman e galerias de arte d      a Vila Madalena, Casa de cultura da Freguesia; e a Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha trouxeram a dimensão da cultura para uma nova escala, rica e diversa: essencial para a cidadania. Nesse sentido, a experiência de conhecer e conversar com pessoas e movimentos que fazem a cultura acontecer aproximou os nossos estudantes de práticas e ações que transformam a realidade.

Você também pode se interessar