Educação em Pauta

Poesia da Vida: a vida da árvore e a vida nas árvores!

Turmas do 2º ano estudam as aves e as árvores em um projeto que envolveu a literatura e o plantio de sementes no jardim do Colégio.

Autoria: Luciana Diniz – Professora do 2º ano do Ensino Fundamental

Um lindo projeto envolvendo os valores da sustentabilidade e do cuidado com todas as vidas surgiu através das aves que vivem nas árvores do colégio e no seu entorno. Envolvendo toda a equipe do 2º ano, colocamos em prática as ideias que foram surgindo. Selecionamos livros na biblioteca, entrevistamos os familiares e produzimos um jogo da memória invertido sobre as aves na sala Maker. As rodas de conversa aconteceram ao mesmo tempo e, de acordo com o interesse das crianças, o projeto foi tomando forma. A curiosidade sobre essas aves só aumentava, e decidimos conhecer um pouco mais sobre o seu voo e suas belíssimas penas.

No laboratório de Ciências, observamos as penas coletadas pelos alunos nos espaços do colégio e nas praças próximas às moradias das crianças. Assim, descobrimos que a cobertura do corpo das aves apresenta funções diversas. Tais como: conservar o calor, auxiliar na flutuação, contribuir para a camuflagem e até mesmo para atrair parceiros na época de reprodução.

A curiosidade dos alunos só aumentava e, partindo da história O canto das aves trazida por uma colega da turma, todos foram convidados a escutar o canto das aves durante o recreio e o final de semana. E perceberam que as aves vocalizam desde notas curtas e simples, até cantos longos e melodiosos.
Chegava o momento de conectar essas aves às suas moradias, e foram presenteadas com uma leitura do livro Rubens o Semeador, de Ruth Rocha, que sabe contar histórias como ninguém, e de Rubens Matuck, que encontrou na aquarela um meio de traduzir seu amor pela natureza. O artista, ainda na infância iniciou seu trabalho de plantador de árvores, e achou que outras crianças mereciam conhecer a história de um menino que, ao crescer, se transformou num estudioso e defensor da natureza. A leitura resultou na preparação de uma linda peça de teatro que foi apresentada aos alunos do 3º ano.

Nessa busca pela poesia da vida, conhecemos a conexão das árvores através da leitura do livro “Árvores Geniais – de Philip Bulting”, tudo isso, em meio à linda paisagem do bosque. Neste, aprendemos curiosidades surpreendentes sobre nossas amigas folhudas e ainda nos foi revelada uma admirável rede de conexões formada pelas árvores para cooperarem entre si. A obra nos despertou a necessidade de cuidar não somente do planeta Terra, mas das relações humanas. Um encontro com o próprio corpo e com a natureza que habita em nós.

Com essa sensibilidade, resgatamos as conexões humanas por meio de uma oficina de relaxamento, ao som do canto das aves e do toque das folhas das árvores. Em seguida, plantamos as sementes de ipê, coletadas nos jardins do colégio em um lindo vaso inteligente, capaz de regar automaticamente a planta.
Diante dessas vivências com muitas aprendizagens, desafios e busca de conhecimento, é interessante observar o avanço na oralidade e o repertório de conhecimentos que as crianças demonstraram a cada etapa do projeto.

Você também pode se interessar
Tags: árvores, aves, sustentabilidade

Posts similares