Ensino Médio

Telhados verdes em casas sustentáveis

O que são e para que servem os telhados verdes? O assunto provocou tanto interesse no Novo Ensino Médio com os resultados obtidos no Projeto Casa XXI, que permanece este ano no currículo das unidades eletivas.

Autoria: Rafael Fonseca Correa – Professor de Física e da Eletiva CASA XXI, e Leandro Márcio Pereira – Professor de Biologia e da Eletiva Corpo Humano, Genética e Bioética

Em um planeta onde as mudanças climáticas são visíveis e intensas a cada estação do ano, tomadas de decisões em prol de um mundo mais sustentável são emergenciais e necessárias para os dias de hoje. Deste modo, modelos de transporte, alimentação, indústrias e casas com elementos sustentáveis têm crescido exponencialmente, sendo assim, não seria diferente com o projeto Casa XXI do Colégio Santa Maria.

Com o objetivo de construir casas com elementos sustentáveis, estudantes da 2ª e 3ª série do Novo Ensino Médio trabalharam em 2023 com o desenvolvimento de telhados verdes. Essa técnica tem emergido como estratégia econômica e estética para diversos projetos arquitetônicos em cidades pelo mundo.

Entre os benefícios da implantação de telhados verdes sustentáveis, podemos citar a gestão sustentável da água; os telhados auxiliam na absorção de água e podem ser usados até mesmo como um processo de logística reversa, ou seja, reutilizar a água em outros compartimentos da casa.

No Projeto Casa XXI, todos os telhados possuem cisternas que auxiliarão na retenção e redistribuição da água na própria casa. Outro benefício desta implantação em projetos de arquitetura é a eficiência energética, pois os telhados verdes podem diminuir a temperatura interna das casas, reduzindo assim, o uso de ar-condicionado, o que contribui para a queda de emissão de gases do efeito estufa. Além da eficiência na gestão da água e na gestão energética, os telhados verdes contribuem para a estética das casas, pois promovem uma beleza natural, criando ambientes agradáveis e conectados à natureza.

Da teoria para a prática

Para a instalação do telhado verde, primeiramente, os alunos realizaram uma pesquisa sobre qual espécie seria mais adequada para atender a demanda da construção. Em seguida, eles montaram as camadas para acomodar as mudas utilizando manta e argila. E finalmente, eles acomodaram as mudas distribuindo de maneira uniforme, adicionando terra e pedras. Vale ressaltar que, previamente, os alunos estimaram uma determinada inclinação do telhado para que fosse possível o armazenamento da água na cisterna.

Além de ter possibilitado mais uma nova “aba interdisciplinar” com a Física, Geografia e Matemática, que já existia no Casa XXI, a incorporação de elementos sustentáveis no projeto traz uma proposta responsável e ecológica, refletindo o compromisso crescente com a construção de comunidades resilientes e conscientes com o futuro do planeta.

Devido ao grande interesse dos estudantes e aos resultados obtidos, teremos continuidade este ano com o CASA XXI na forma de uma eletiva, reunindo, em proposta semelhante, alunos das três séries do Ensino Médio (multisseriada).

Saiba Mais:

Neste link disponível em nosso site, o professor Rafael Correa apresenta a proposta da unidade eletiva CASA XXI. https://colsantamaria.com.br/novo/proposta-pedagogica/ensino-medio-integral/itinerarios-das-eletivas-ciencias-da-natureza-matematica-e-suas-tecnologias-casa-xxi/

Você também pode se interessar