Inspirados em desafios reais das cidades, estudantes do Ensino Médio criam casas sustentáveis que unem conhecimento científico, criatividade e compromisso com o futuro do planeta.
Autoria: Rafael Correa – Professor de Física e da Eletiva Casa XXI
Em 2025, a eletiva CASA XXI conquistou grande interesse entre os alunos do Ensino Médio do Colégio Santa Maria, formando quatro turmas de estudantes de todas as séries.
Desta vez, o objetivo da eletiva foi propor a construção de casas habitacionais com elementos sustentáveis capazes de oferecer soluções socioambientais para regiões específicas da Grande São Paulo. Sendo assim, 24 casas estão sendo desenvolvidas, apresentando inovações como telhado verde, energia solar e eólica, otimização de espaço interno, entre outros recursos, aplicados a diferentes contextos urbanos pesquisados pelos próprios alunos.















