Ensino Médio

Migrações como tema de aula

Estudo dos processos migratórios através dos tempos é uma importante reflexão política, econômica e social da nossa sociedade, mas também uma oportunidade de exercitar a empatia

Autoria: Fernando Uesato de Mello – Professor do curso Geopolíticas da América Latina

Dentre os inúmeros cursos presentes na grade curricular do Novo Ensino Médio, estão o de Geopolíticas da América Latina e Metrópole em Movimento.  O primeiro é oferecido para as (os) estudantes que cursam o itinerário de Ciências Humanas da 2ª série do Ensino Médio e o segundo, como faz parte do currículo básico, é oferecido para todos os alunos da 2ª série.

Nos dois cursos, com enfoques e contextos diferentes, foi abordada a questão da migração no mundo contemporâneo.  No curso de Geopolíticas da América Latina trabalhamos as principais motivações que levam muitos latino-americanos a migrarem, e também seus principais pontos de destino. Pensamos na multiplicidade socioeconômica deste nosso gigantesco território com características espaciais e históricas muito particulares e de que forma essas características engendraram relações extremamente complexas no decorrer de seu desenvolvimento.

Já em Metrópole em Movimento a migração foi abordada dentro do contexto de desenvolvimento brasileiro; especificamente dentro do processo de industrialização brasileira, que gerou grandes movimentos migratórios, entre as décadas de 1950 e 1980 no Brasil, principalmente em direção à região sudeste e em menor escala para o interior do país.

A migração é um dos temas mais relevantes dos dias atuais. Ela é resultado e causa de uma série de relações econômicas, políticas e sociais que se entrelaçam e produzem um cenário complexo que nos obriga a olhar para além da superficialidade dos fenômenos.  Cada migrante é uma história. Em cada história, encontramos um conjunto de necessidades que colocam as pessoas em movimento: dor, fome, medo, força e coragem. O estudo e compreensão da migração nos obriga a olhar para o outro com empatia, solidariedade, e com o entendimento de que existem multidões de pessoas que só estão querendo uma vida melhor para si e para suas famílias: para suas companheiras, seus companheiros, para suas filhas e filhos, parentes, suas amigas e amigos. Muitos, só desejam sobreviver.

Dentro do Projeto Político Pedagógico do Colégio Santa Maria o tema da migração é um ponto central para que nossas alunas e alunos amadureçam e se tornem adultos sábios e atuantes na sociedade. Entender a migração não é apenas entender a dor e as necessidades do outro, mas também entender a nós mesmos e nosso passado. Entender o passado de nossas famílias e de muitas outras.

O próprio Papa Francisco coloca a migração como um ponto fundamental para a nossa reflexão: na sua fuga para o Egito, o menino Jesus experimenta, juntamente com seus pais, a dramática condição de deslocado e refugiado ‘marcada por medo, incerteza e dificuldades’ (cf. Mt 2, 13-15.19-23)”. Milhões de famílias se reconhecem nessa triste realidade, diz o Papa, “em cada um deles, está presente Jesus, forçado – como no tempo de Herodes – a fugir para Se salvar” (VATICAN NEWS,2020).

Por tudo isso, trabalhar a questão da migração é tão importante para todos. Em um mundo marcado pelo imperativo do consumo, pela descartabilidade das coisas, é de suma importância lembrar que o Ser Humano, suas histórias e suas vidas são o que realmente importa em nossa jornada. Trabalhando este tema em sala de aula esperamos contribuir para a construção de um mundo mais justo, mais solidário e melhor para todos.

Referência Bibliográfica

COLLET, Andressa. Papa encorajar a reconhecer Jesus no drama de migrantes e refugiados. Vatican New. Cidade do Vaticano. 15 de maio de 2020, 11:30. Disponível em:  <https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-05/papa-francisco-mensagem-dia-mundial-migrante-refugiado-2020.html>. Acesso em: 09 de dezembro de 2022.

Fonte da Imagem

https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fbrasilescola.uol.com.br%2Fgeografia%2Ftipos-migracao.htm&psig=AOvVaw06CuQTFfBprkgU1qphdLxz&ust=1670760158994000&source=images&cd=vfe&ved=2ahUKEwiZ-sLfgO_7AhUOlZUCHcTmA-oQjRx6BAgAEAo>

Você também pode se interessar