Língua Inglesa

A propaganda é a alma do negócio

Jovens do Ensino Médio criam comerciais em Inglês para o lançamento de produtos e serviços inusitados.

Autoria: Alessandra Seidenberger – Departamento de Comunicação do Colégio Santa Maria

Três, dois, um…ação! Esse é o novo comercial da ADIDAS! Opa, na verdade estamos falando da ARDIDAS, uma nova marca de artigos esportivos. Ela tem um tecido mais quentinho no inverno e fresquinho no verão. “A manga da camiseta alonga para ser usada no inverno”, conta Miguel Magalhães, um dos adolescentes que participaram da gravação da propaganda no estúdio do colégio.

Como mostram as fotos desta reportagem, com um fundo Chroma key (aquele que permite a inserção de uma imagem virtual), os estudantes da 1ª série do Ensino Médio gravaram comerciais que entraram em edição para serem apresentados. E nada na Língua Portuguesa, tudo em Inglês. O texto de cada propaganda foi pensado e criado por eles com uma pitada de humor e muita criatividade para inventar produtos e serviços inusitados, mas não necessariamente reais.

E bota inusitado nisso! Já imaginou um telefone celular no formato de uma banana? É o Banana Phone!! Quem conversou com a reportagem explicando o que é exatamente esse produto é o Lucas B. de França. “A gente trouxe um produto revolucionário!”, diz ele, com a convicção de um publicitário. O argumento usado para a venda do Banana Phone é simples: a cada ano novos modelos de celular são lançados no mercado com uma única diferença, a câmera. Segundo Lucas, o aparelho em si é sempre igual, por essa razão, o jovem e seus colegas de turma pensaram em um produto concorrente mais barato, ou melhor, a “preço de banana”, dizem eles. Será?? O comercial gravado no estúdio vai ter que convencer o público.

E aí? Vamos assistir?

Uma dupla de meninos pensou em algo que a galera da idade deles ama! Sabe aquele refrigerante de cor escura que já teve propagandas superfamosas e convincentes? Pois bem, aqui a onda é uma bebida saudável, que dá energia e faz você ter “uma relação melhor com o seu corpo”, diz uma das estrelas deste comercial, João Pedro Tatsui! Apresentamos a vocês, os criadores da TATSCOLA, Pedro Tatsui e Vitor Maeda!

Também nesta linha da Saúde, um terceiro grupo pensou em uma comida sustentável e de baixo custo. É um alimento em pó à base de vegetais desidratados. Não foi uma criação, pois já existe no mercado esse tipo de produto, mas valeu pela seriedade do tema. Como tudo o que foi desenvolvido para este projeto em vídeo é fictício, os jovens alunos fizeram uma “comida cenográfica” para representar o alimento sustentável. “Usamos uma mistura de vários temperos, pimenta, orégano, salsinha…”, explica Murilo Telles. Uma única porção teria os nutrientes suficientes para alimentar uma pessoa durante o dia todo e a um custo baixo, o que é um belo argumento para a venda do produto. E não fica por aí. Para as pessoas que estivessem passando necessidade, o alimento em pó poderia ser doado.

“A maior dificuldade que nós tivemos foi criar um texto curto que tivesse bastante informação”, disse Luca Coccaro, que gostou da experiência de gravar em um estúdio com equipamentos profissionais e fundo chroma kie, algo novo para eles, que também ficaram responsáveis pela edição do comercial, assim como todos os outros grupos.

DE ONDE SURGIU A IDEIA?

Andrea Cotrim, professora de Língua Inglesa dessa turma animada, estava estudando com as classes da 1ª série do Ensino Médio as estruturas de grau superlativo e comparativo, por isso ela propôs para os alunos a criação de comerciais de tv, que têm como característica a linguagem argumentativa e expositiva. E nada melhor do que uma propaganda para usar argumentos de venda e expressões “adjetivadas”! Algo como… “most beautiful, most important”…e por aí vai.

“Já que a escola oferece um estúdio com equipamentos modernos, eu achei interessante trazê-los aqui. Eles veem o empenho dos profissionais do estúdio, e vão se comprometer muito mais; a seriedade com a qual eles trabalham, leva para eles essa reponsabilidade”, explicou a educadora, que também leciona Francês no Santa Maria, dentro do currículo das eletivas.

Camila Santos é uma das integrantes do grupo que apresentou uma loja virtual para conectar fãs de cultura pop aos seus ídolos, através de produtos usados por eles, como um par de meias do Pelé, maquiagem das estrelas, pincel da Byoncé usado no último show dela, calçados dos famosos etc. “São itens usados pelos artistas favoritos por preços acessíveis. Normalmente esses produtos são leiloados e nem sempre são originais”, explica a estudante, que garante a fidelidade da sua “empresa” à originalidade dos artigos anunciados.

A imaginação e a criatividade “bateram” à porta de todas essas cabecinhas pensantes, além de ser a melhor forma de reter conhecimento com leveza e divertimento. E de fato foi muito divertida a gravação no estúdio. Todos muito comprometidos e felizes pela realização de mais um projeto que levou as turmas para fora da sala de aula e os envolveu em uma dinâmica prática, que desperta o olhar para o futuro.

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