Língua Inglesa, Metodologias Ativas

Talent Show – uma ponte entre a teoria e a prática

Um projeto das aulas de Inglês do 4º ano colocou a criatividade dos estudantes à toda prova

Autoria: Olga Regina Guedes de Sousa Santos – Professora de Inglês

Certamente você já ouviu falar sobre a importância de se contextualizar um conteúdo a ser ensinado. Assim, por meio da contextualização, nas aulas de Inglês do 4º ano, os alunos puderam vivenciar o projeto que chamamos de Talent Show fazendo, desta forma, uma ponte entre a teoria e a prática.

Em um primeiro momento, trabalhamos com o tema relacionado a esportes e atividades realizadas no tempo livre. Por meio de imagens, vídeos, músicas e atividades no livro, praticamos estruturas como: “What are you good at?” “ Do you like (bowling)?”, “Is she fishing?”

Após a ampliação do repertório a respeito deste tema, foi feita a proposta de um show de talentos (Talent Show). Os alunos foram orientados a pensar em três “coisas” muito boas e outra nem tanto, para assim usarem frases nas formas afirmativa e negativa.  Durante o bimestre, foram realizadas cinco apresentações em cada aula com a participação de todos. As turmas deram asas à imaginação, pois tiveram a oportunidade de demonstrar suas habilidades por meio de objetos, fotos, vídeos e outros recursos.

Foi muito prazeroso ver o envolvimento de meninas e meninos nas atividades, e a admiração dos colegas ao conhecer outras habilidades dos amigos em diferentes contextos. E são diversas! Vejam as imagens.

Você também pode se interessar