Educação em Pauta

Cultura da Paz e a Construção da Amizade

Alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental expressaram a paz em uma passeata realizada no Santa Maria, com cartazes que transmitiram mensagens de respeito e amizade sincera.

Autoria: Elaine Soares da Silva e Fatima Regina Perazzoli – Professoras do 2º ano do Ensino Fundamental

É na vida escolar que a criança começa a construir laços de amizade e vínculos afetivos que são fundamentais para o seu desenvolvimento socioemocional. No convívio diário com os colegas, ela aprende a lidar com as diferenças, a compartilhar, a respeitar o outro e a reconhecer o valor da empatia e da cooperação. Ao formar vínculos com os colegas, a criança desenvolve a capacidade de escutar, esperar sua vez, expressar sentimentos, resolver conflitos e contribuir com o outro de maneira solidária, respeitando as diferentes habilidades e formas de ser.

Ao longo do ano, desenvolvemos diferentes propostas que buscam ampliar o vínculo entre as crianças e a vivência de valores. Como nos ensinou Padre Moreau: “A formação do coração fundamenta o aluno na virtude e o encoraja a buscar o bem comum.” Com isso, busca-se estabelecer um espaço de convivência, dentro ou fora do ambiente escolar, inclusivo e mais humano.

Por esta razão, no primeiro semestre, os alunos do 2º e do 3º ano foram convidados a participar de uma passeata pela Cultura da Paz, valorizando atitudes de respeito, gentileza e os laços de amizade como caminhos para um mundo melhor. Por meio de mensagens, cartazes e cantos, as crianças expressaram o desejo de um convívio mais harmonioso, onde saber ser amigo, mesmo em meio às diferenças, se torna essencial.

Ao oferecermos esses momentos, as crianças nos mostram o quanto são capazes de viver e expressar o verdadeiro sentido da paz.

Paz é tranquilidade no mundo.

Paz é uma paisagem.

Paz é uma gota de água limpa.

Paz é brincar com um amigo.

Paz é um nascer do sol.

Paz é liberdade.

(Benjamin Domokos, 7 anos – 2°ano D)

Você também pode se interessar